TREINAMENTO FÍSICO APLICADO À SAÚDE E AO ALTO RENDIMENTO

Esporte e Saúde para alto rendimento.

O curso de Pós-graduação Lato Sensu em Treinamento Físico Aplicado à Saúde e ao Alto Rendimento possibilita o profissional da área da saúde atuar na área de Fisiologia do Exercício sendo apto a trabalhar com avaliação, prescrição e acompanhamento de programas de treinamento físico de alto nível. Além disso, nosso curso tem como diferencial o treinamento físico personalizado para populações especiais como diabéticos, obesos e hipertensos visando saúde e qualidade de vida. Nosso curso é único no DF em oferecer um curso de pós-graduação onde o profissional terá a possibilidade de se especializar tanto no treinamento físico de alto nível como no treinamento físico aplicado à Saúde.

Prof. Dra. Elaine Cristina Vieira (elaine.vieira@ucb.br)

Profissionais da área de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Medicina e áreas afins. Além daqueles que necessite promover, planejar e executar projetos para o esporte visando alto rendimento.

Câmpus I – QS 07, Lote 01, EPCT, Águas Claras.

Encontros Quinzenais. Sextas – Noturno e sábados – Matutino e Vespertino.

Conhecimentos gerais da Fisiologia do exercício. Interrelação dos sistemas fisiológicos durante o exercício físico. Utilização das fontes energéticas em diferentes situações durante o treinamento esportivo. Estudo das respostas e adaptações do sistema neuromuscular, cardiorrespiratório, imunológico e ajustes hormonais em resposta ao exercício físico.

Abordagens contemporâneas na área administrativa da saúde. Aspectos organizacionais como objeto de análise. Desenvolvimento da capacidade empreendedora em saúde. Perfil empreendedor nas técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades. Aquisição e gerenciamento dos recursos necessários aos empreendimentos na área da saúde. Metodologia de elaboração do Plano de Negócio para a área da saúde. Políticas públicas e diretrizes de saúde no Brasil. Importância das políticas, construção de programa e projetos a partir das políticas. Saúde pública e privada no Brasil. Resoluções da Agencia de Saúde Suplementar (ANS).

Últimos avanços científicos sobre os mecanismos fisiológicos associados a Fisiopatologia do Diabetes, Hipertensão e Obesidade. Principais protocolos para a avaliação funcional de obesos, diabéticos e cardiopatas. Modelos específicos quanto à prescrição de treinamento físico para diabéticos, obesos e cardiopatas. Últimos avanços tecnológicos e científicos sobre a prevenção e o tratamento da obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

Últimos avanços científicos atuais relacionados a avaliação e prescrição do treinamento físico aplicados à saúde a ao alto rendimento. Avaliação e prescrição de treinamento físico e respostas fisiológicas em esportes individuais e coletivos. Últimas inovações sobre a avaliação e prescrição do treinamento de força. Apresentação de testes fisiológicos práticos de campo e de laboratório aplicados à saúde e ao alto rendimento. Conhecimentos gerais da nutrição e suplementação esportiva com ênfase no metabolismo de macronutrientes, micronutrientes e dos sistemas energéticos para o treinamento físico. Planejamento nutricional nas diversas etapas do treinamento físico. Evidências científicas dos principais suplementos alimentares do mercado usados para o alto rendimento físico.

Elaboração de programas práticos de condicionamento físico, periodização e monitorização do treinamento físico em esportes individuais e coletivos. Elaboração de programas práticos de periodização e monitorização do treinamento de força. Componente curricular 100% prático visando a elaboração de planilhas de treinamento físico aplicados à saúde a ao alto rendimento.  Testes práticos fisiológicos de campo e laboratório aplicados à populações especiais e ao alto rendimento.

OBS.: Egressos de outras IES possuem desconto de 20% sobre o valor bruto da primeira mensalidade, a partir da segunda mensalidade o valor volta ao normal.

Confira nossa política de descontos.