Mestrado e Doutorado em Psicologia

O Programa tem por objetivo promover a aquisição sistemática e coerente de conhecimentos e desenvolver competências para a realização de pesquisas e reflexões na área de Psicologia.

 

 

INSCREVA-SE

 

Sobre o programa

O Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia, da Universidade Católica de Brasília (UCB), é avaliado com a nota 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esta nota é atribuída apenas a programas de excelência, com  “corpo docente muito bem qualificado, tradição acadêmica na área, produção docente e discente de qualidade”.

O Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia, da Universidade Católica de Brasília (UCB), é de natureza acadêmica. Destaca-se na Região Centro-Oeste por sua vocação de inserção social, no ensino, na pesquisa e em suas produções.

Os projetos de pesquisa desenvolvidos no Programa se destacam pela abordagem consistente e aprofundada em temas emergentes, como os da área de Psicologia Jurídica, de Direitos Humanos, de Psicologia da Religião, de Psicologia de Gênero, dentre outros.

O Programa tem se destacado também pela consolidação do seu processo de internacionalização. Desse modo, seus integrantes têm participado de debates envolvendo outros países por intermédio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, cursos e minicursos ministrados no exterior, participando de simpósios, congressos e outros eventos científicos internacionais. Esse processo de internacionalização inclui também o intercâmbio entre professores, estudantes, assim como a construção de redes de pesquisadores. Dessa maneira, os doutorandos do Programa têm a oportunidade de realizarem seus sanduíches no exterior, recebendo coorientação de eminentes pesquisadores internacionais, que participam das redes de pesquisas em que estão inseridos seus respectivos orientadores no Programa.

Com tais características, o Programa tem alcançado os seus objetivos de promover a aquisição sistemática e coerente de conhecimentos e desenvolver competências para a realização de pesquisas e reflexões na área de Psicologia, com vistas à qualidade de práxis profissional e acadêmica, ampliando campos de atuação mediante o diálogo com as Ciências Humanas, Sociais e da Saúde.

Ao longo dos seus 20 anos de existência, o Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia já formou mais de 270 mestres e 25 doutores, além de ter recebido 10 pesquisadores, do país e do exterior, para a realização de seus respectivos pós-doutoramentos, sob acompanhamento de pesquisadores de seu corpo docente. No ano de 2018, o Programa teve aproximadamente 71 estudantes regulares, dentre calouros e veteranos, 36 em nível de mestrado e 35 em nível de doutorado, além de alunos especiais.

Docentes, matriz curricular e maiores informações

Confira em nosso portal a lista de docentes, matriz curricular, projetos de pesquisa, dissertações defendidas e outras informações sobre o programa.

Conceito 5
Integral
2 anos
24x R$ 2.405,14
(61)3356-9148/9197
Conceito 5
Integral
4 anos
48x R$ 2.405,15
(61)3356-9148/9197
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE

Processo Seletivo

Para cursar como aluno regular, é necessário passar por um Processo Seletivo que ocorre uma vez por ano, no segundo semestre. Os aprovados iniciarão os estudos no primeiro semestre do ano seguinte.

Edital

Homologação das Inscrições

Acompanhar Inscrições

Processo Seletivo para Estágio Pós-Doutoral Voluntário

Edital

Vagas Remanescentes

Edital

Resultado

Alunos especiais podem solicitar matrícula em qualquer disciplina (exceto as de Metodologia da Pesquisa e Projeto de Dissertação), e poderão cursar nesta modalidade um total de cinco disciplinas. A seleção para alunos especiais é simplificada: somente análise de currículo e histórico escolar, e está condicionada à existência de vagas em cada disciplina.

Deve ficar claro, no entanto, que não é possível concluir o Mestrado ou o Doutorado como aluno especial. Para isto, é necessário passar na seleção e tornar-se regular. A maioria dos nossos alunos geralmente começa como aluno especial e depois se torna regular. Ao passar na seleção, os créditos cursados como aluno especial, desde que tenham sido obtidos nos últimos 3 (três) anos antes da data do requerimento, serão aproveitados.

Área de Concentração/Linhas de Pesquisa

Estuda os processos de saúde e de adoecimento no curso do desenvolvimento humano. Investiga os processos patológicos e de saúde, de avaliação diagnóstica e de intervenções terapêuticas. Interessa-se ainda por temas relativos à religiosidade, à morte, à sexualidade e aos processos de subjetivação. Esta linha contém três eixos temáticos:

Eixo temático 1 – Psicopatologia, Psicoterapia e Psicodiagnóstico: Investiga a psicopatologia e o psicodiagnóstico no contexto da clínica psicanalítica, fenomenológica e sistêmica, bem como em contextos específicos como os da violência, da migração e dos hábitos alimentares.

Eixo temático 2 – Religião, saúde mental e cultura: Investiga fenômenos relacionados à linguagem e à religião e suas relações com a saúde mental nas perspectivas psicanalítica e fenomenológica e suas relações com a filosofia da linguagem.

Eixo temático 3 – Ações Terapêuticas em Serviços de Saúde Mental: Estuda temas relacionados às ações terapêuticas em serviços de saúde pública e comunitária e respectivas concepções de saúde subjacentes, com foco nas alternativas metodológicas inovadoras e criativas.

Investiga as dimensões da cultura contemporânea que dizem respeito às repercussões nas relações humanas e nas subjetividades, das linguagens, tecnologias, estratégias e valores sociais. Esta linha organiza-se em torno dos eixos temáticos a seguir:

Eixo temático 1 – Alteridade, identidade, poder e violência: Os projetos relacionados a este eixo contemplam os aspectos teóricos e práticos concernentes às relações de poder, alteridade e violência entre gêneros, gerações, etnias, orientação sexual e pessoa com deficiência. Também estuda os processos de construções/negociações identitárias.

Eixo temático 2 – Direitos humanos, trabalho e cultura: Os projetos relacionados a este eixo investigam as questões relativas ao diálogo entre formações culturais hegemônicas e resistências locais, diversidade cultural relacionadas às lutas pela conquista de direitos e políticas públicas. Estudam-se a organização do trabalho, prazer e saúde; mediação do sofrimento; adoecimento psíquico; violência no trabalho; escuta qualificada das relações de trabalho.

Eixo temático 3 – Imaginário e representações sociais: Estuda e pesquisa os sistemas e expressões de referência social e culturalmente construídos em sua diversidade de práticas, referindo-se tanto a símbolos, conceitos, crenças, valores e imagens como a atitudes e linguagens. Pretende contribuir para a compreensão e mudanças das relações sociais em suas condições reais e históricas.

Investiga o desenvolvimento humano nos diversos contextos sociais com foco na família e na educação. Destacam-se os processos relacionais, socioculturais e de aprendizagem na família e na escola. Num escopo social mais amplo, estudam-se as políticas de direitos humanos que asseguram o direito à diversidade e à inclusão nos contextos familiar, escolar e comunitário. Esta linha de pesquisa está organizada em três eixos temáticos.

Eixo temático 1 – Dinâmicas e configurações familiares em múltiplos contextos: busca compreender as conexões intrafamiliares em diversos contextos, particularmente naqueles de diversidades e propor o desenvolvimento de metodologias de trabalho com casais e famílias na perspectiva de prevenção e tratamento.

Eixo temático 2 – Processos Educacionais e Práticas Pedagógicas: estuda o desenvolvimento humano em contexto educacional, tais como, os processos de ensino e aprendizagem, a formação de educadores e as interações sociais.

Eixo temático 3 – Desenvolvimento Humano, Diversidade e Inclusão: investiga questões referentes à diversidade, inclusão e direitos humanos nos sistemas familiares e educativos e demais contextos sociais e suas repercussões no indivíduo.

LABORATÓRIO 

O Programa de Psicologia conta com cinco laboratórios exclusivos, além de dois outros compartilhados com outros cursos e programas da Universidade. Os laboratórios são focos expressivos de produção docente e discente, bem como de integração de suas atividades com Programas de áreas afins e cursos de graduação. Nestes laboratórios são desenvolvidas atividades de pesquisa que agregam as especificidades das linhas de investigação do corpo docente; atividades de apoio ao ensino e atividades de extensão, favorecendo o impacto social do Programa.

 

Laboratórios Exclusivos do Programa

Estudos Psicológicos de Sistemas Complexos
Psicopathologia, Psicoterapia, Psicanálise e Phenomenologia
Saúde Mental, Estética e Cultura
Saúde Mental, Religião e Cultura
Saúde Mental, Ações Terapêuticas e Cultura

Laboratórios Compartilhados

Centro de Formação em Psicologia Aplicada
Psicossociogerontologia

Ficou alguma dúvida?

Deixe seus dados e entraremos em contato.