Mestrado Profissional em Políticas Públicas

O Mestrado Profissional em Políticas Públicas, vinculado ao Programa de Economia, se destaca pelo seu corpo docente altamente qualificado, produção intelectual qualificada entre as maiores da área de Economia no país, destacada internacionalização e comprovada.

 

INSCREVA-SE

EDITAL

Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Políticas Públicas (MPPP), em nível de mestrado profissional integra e compartilha a estrutura didático pedagógica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia da Universidade Católica de Brasília (PPGE-UCB), que conta com os cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Economia. Ambos são da modalidade acadêmica e reconhecidos com conceito 6 na última avaliação quadrienal da CAPES. Esse reconhecimento coloca o Programa de Economia da UCB no seleto grupo de Programas considerados como de Excelência Acadêmica pela CAPES, no conjunto dos 5 melhores Programas do país.

O Mestrado Profissional em Políticas Públicas se destaca pelo seu corpo docente altamente qualificado, produção intelectual qualificada entre as maiores da área de Economia no país, destacada internacionalização e comprovada. O MPPP tem como objetivo geral oferecer uma formação acadêmica de qualidade, em nível de mestrado profissional, a profissionais oriundos de diversas de áreas, fornecendo aos seus estudantes um sólido conhecimento científico em políticas públicas, que possibilite a utilização de ferramentas modernas de elaboração, análise e avaliação de políticas públicas e projetos sociais. Tem como fim capacitar profissionais em diferentes áreas que atendam no mercado de trabalho agregando um nível maior de competitividade e conhecimento teórico e aplicado para permitir aos professionais uma atuação destacada em governos e outras organizações públicas.

O público alvo do Mestrado Profissional em Políticas Públicas é constituído de profissionais do setor público, setor privado e terceiro setor, que precisam fazer elaboração, avaliação e acompanhamento de políticas públicas e projetos sociais. O conhecimento adquirido no curso pode ser usado ativamente nos setores financeiro e não financeiro da economia como um todo.

Dias e turno

Sexta-Feira: Noturno
Sábado: Matutino e Vespertino a cada 15 dias.


Docentes, matriz curricular e maiores informações

Confira em nosso portal a lista de docentes, matriz curricular, projetos de pesquisa, dissertações defendidas e outras informações sobre o programa.

2 anos
24x R$ 2.040,64
(61) 3448-7127

Não ofertado.

INSCREVA-SE

Processo Seletivo

Para cursar como aluno regular, é necessário passar por um Processo Seletivo que ocorre uma vez por ano, no segundo semestre. Os aprovados iniciarão os estudos no primeiro semestre do ano seguinte.

Edital

Alunos especiais podem solicitar matrícula em qualquer disciplina (exceto as de Metodologia da Pesquisa e Projeto de Dissertação), e poderão cursar nesta modalidade um total de cinco disciplinas. A seleção para alunos especiais é simplificada: somente análise de currículo e histórico escolar, e está condicionada à existência de vagas em cada disciplina.

Deve ficar claro, no entanto, que não é possível concluir o Mestrado ou o Doutorado como aluno especial. Para isto, é necessário passar na seleção e tornar-se regular. A maioria dos nossos alunos geralmente começa como aluno especial e depois se torna regular. Ao passar na seleção, os créditos cursados como aluno especial, desde que tenham sido obtidos nos últimos 3 (três) anos antes da data do requerimento, serão aproveitados.

Áreas de Concentração / Linhas de Pesquisa

  • Instituições, organizações e desenho de políticas públicas
  • Avaliação de políticas públicas e de projetos sociais
  • Governança, Economia Política, Administração Pública;
  • Finanças Públicas, Políticas Fiscal e Monetária.
  • Regulação Setorial: Telecomunicações, Energia, Saúde, Transportes e outras;
  • Regulação Bancária e Financeira.

LABORATÓRIOS 

A estrutura dos laboratórios de inovação da UCB foi idealizada para inspirar a interdisciplinariedade e a construção de um conhecimento significativo para os envolvidos. O espaço é adequado para pesquisa, compartilhamento de ideias e debates. O ambiente propício motivado pelas atividades diferenciadas propostas constitui um diferencial que a UCB consolidou com uma experiência de 45 anos de história.

Ficou alguma dúvida?

Deixe seus dados e entraremos em contato.