Mestrado e Doutorado em Gerontologia

Gerontologia é a área do conhecimento que estuda as experiências de velhice, envelhecimento e seus determinantes genético-biológicos, psicológicos e socioculturais. Investiga o potencial de desenvolvimento humano associado ao curso de vida e ao processo de envelhecimento.

 

INSCREVA-SE

Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) é uma das referências na formação de recursos humanos na área do envelhecimento nas regiões do Centro-Oeste e do Norte do Brasil. Desde sua criação, em 2003, tem formado profissionais de diversas áreas do saber para atuar nas instituições de ensino superior, órgãos públicos, instituições e serviços para idosos. O Programa quer contribuir com os desafios sociais, econômicos e sistêmicos impostos pelo acelerado processo de envelhecimento da população no século XXI, que solicitam recursos humanos bem formados e que garantam que o envelhecimento e a velhice sejam processos assistidos e orientados.

O Programa possui uma equipe interdisciplinar de docentes e parcerias com pesquisadores nacionais e internacionais. Ele pertence à Rede dos Programas de Pós-graduação Interdisciplinares sobre o Envelhecimento (REPRINTE) no Brasil e possui colaborações acadêmicas com diversas universidades e centros de pesquisa.

O Programa tem como Área de Concentração a Longevidade e a Qualidade de Vida, conectando ações e conhecimentos relacionados às dimensões físicas, biológicas, psicológicas, sociais e culturais do envelhecimento e do idoso.

O Envelhecimento Populacional

A população mundial está envelhecendo rapidamente devido ao aumento da longevidade, provocado pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia, associado à diminuição das taxas de natalidade e de fertilidade. Atualmente, no mundo inteiro os idosos são a parcela de maior crescimento populacional, principalmente aqueles com mais de 80 anos (longevos), requerendo grande atenção e eficientes serviços previdenciários e de saúde.

O rápido aumento do número de brasileiros idosos é, por suas causas e consequências, uma das mudanças demográficas mais importantes apresentadas por nossa população na segunda metade do século XX. A expectativa de vida média do brasileiro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 75,8 anos. A perspectiva é de que em 2025 teremos a 6ª maior população de idosos no mundo, com aproximadamente 32 milhões, perfazendo 15% da população total. Estimativas do IBGE também indicam que a proporção de idosos para jovens no Distrito Federal em 2060 será a segunda maior entre as 27 unidades da Federação, com cerca de dois para um, cursando com aumento da expectativa de vida de homens e mulheres, respectivamente, de 74,94 para 81,96 anos e de 79,53 para 85,65.

O que é Gerontologia

Gerontologia é uma área de conhecimento cujo objeto é o estudo das características da velhice enquanto fase do desenvolvimento humano, bem como do processo e dos determinantes do envelhecimento. O nome foi cunhado por Metchnicoff, em 1903, que uniu as palavras gregas gero = velho/digno, e logia = estudo/ciência. Trata-se de um amplo campo de natureza interdisciplinar, voltado à descrição das mudanças típicas do processo do envelhecimento e de seus determinantes genético-biológicos, psicológicos e socioculturais. Também está voltada para o estudo das características da pessoa idosa, bem como das várias experiências da velhice e do envelhecimento ocorrendo em diferentes contextos socioculturais e históricos. A Gerontologia abrange aspectos do envelhecimento normal e patológico, assim como compreende a consideração dos níveis atuais de desenvolvimento e do potencial para o desenvolvimento.

Os principais objetivos da Gerontologia são: caracterizar as mudanças evolutivas que são típicas da velhice, descrever as possibilidades de variação entre indivíduos e grupos que envelhecem em diferentes épocas e contextos histórico-sociais e identificar os fatores associados a essas mudanças.

Avaliação

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia da UCB teve seu Mestrado reconhecido pela Portaria Ministerial nº 4.419 de 30/12/2004; e o Doutorado foi aprovado pelo Conselho Técnico e Científico (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A partir de então oferta formação no âmbito do Ensino Superior em Mestrado e Doutorado em Gerontologia.

O Programa recebeu nota 4 na avaliação da CAPES no último quadriênio 2013/2016 e possui como perspectivas intensificar colaborações, projetos, parcerias e publicações.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia da UCB tem por objetivo oferecer formação acadêmica interdisciplinar, capacitando os profissionais a produzir e utilizar conhecimentos na área de Gerontologia, com vistas à melhoria da qualidade de vida e longevidade da população idosa.

Docentes, matriz curricular e maiores informações

Confira em nosso portal a lista de docentes, matriz curricular, projetos de pesquisa, dissertações defendidas e outras informações sobre o programa.

Grade Horária para 2019.2

Confira aqui!

Conceito 4
Integral
2 anos
24x R$ 2.645,65
(61) 3356-9148
Conceito 4
Integral
4 anos
48x R$ 1.924,11
(61) 3356-9148
INSCREVA-SE

Processo Seletivo

Para cursar como aluno regular, é necessário passar por um Processo Seletivo que ocorre uma vez por ano, no segundo semestre. Os aprovados iniciarão os estudos no primeiro semestre do ano seguinte.

Edital

Resultado

Vagas Remanscentes

Edital

Inscrição

Entrevistas

Resultado

Alunos especiais podem solicitar matrícula em qualquer disciplina (exceto as de Metodologia da Pesquisa e Projeto de Dissertação), e poderão cursar nesta modalidade um total de cinco disciplinas. A seleção para alunos especiais é simplificada: somente análise de currículo e histórico escolar, e está condicionada à existência de vagas em cada disciplina.

Deve ficar claro, no entanto, que não é possível concluir o Mestrado ou o Doutorado como aluno especial. Para isto, é necessário passar na seleção e tornar-se regular. A maioria dos nossos alunos geralmente começa como aluno especial e depois se torna regular. Ao passar na seleção, os créditos cursados como aluno especial, desde que tenham sido obtidos nos últimos 3 (três) anos antes da data do requerimento, serão aproveitados.

Edital

Inscrição

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Esta Linha de Pesquisa investiga as mudanças fisiológicas que ocorrem no corpo humano com o envelhecimento, bem como a prevenção de doenças crônico-degenerativas, realizando estudos epidemiológicos sobre esse ciclo da vida e inovações da tecnologia para idosos.

Docentes:

Prof. Dr. Alexandre Franco Miranda

Profa. Dra. Fabiani Lage Rodrigues Beal

Prof. Dr. Clayton Franco Moraes

Profa. Dra. Gislane Ferreira de Melo

Prof. Dr. Gustavo de Azevedo Carvalho

Prof. Dr. Henrique Salmazo da Silva

Profa. Dra. Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione

Prof. Dr. Jonato Prestes

Profa. Dra. Karla Helena Coelho Vilaça e Silva

Profa. Dra. Lucy de Oliveira Gomes

Profa. Dra. Maria Liz Cunha de Oliveira

Prof. Dr. Vicente Paulo Alves

Esta Linha de Pesquisa investiga as mudanças psicológicas e socioculturais relacionadas ao envelhecimento e as adaptações agudas e crônicas que ocorrem nos idosos, levando em conta o desenvolvimento artístico da realidade social no mundo moderno.

Profa. Dra. Gislane Ferreira de Melo

Prof. Dr. Henrique Salmazo da Silva

Profa. Dra. Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione

Profa. Dra. Lucy de Oliveira Gomes

Profa. Dra. Maria Liz Cunha de Oliveira

Prof. Dr. Vicente Paulo Alves

INFRAESTRUTURA

O foco do Mestrado e Doutorado em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília é desenvolver estudos e pesquisas que favoreçam a qualidade de vida, saúde e bem-estar no envelhecimento, conectando as dimensões físicas, biológicas, psicológicas, sociais e culturais que compõem esse processo.

O Programa de Pós-graduação em Gerontologia conta com laboratórios bem equipados nas áreas de atividade física, imunologia, tecnologia e ciências humanas, onde são desenvolvidas avaliações, intervenções e análises de dados.

Ficou alguma dúvida?

Deixe seus dados e entraremos em contato.