Mestrado e Doutorado em Educação

Os mestres e doutores formados podem seguir as carreiras de cientista pesquisador e/ou carreiras de magistério nos diferentes níveis, atuar em instituições sociais ou empresariais.

 

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EDITAL

Sobre o programa

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Católica de Brasília (UCB), foi concebido a partir de pressupostos estruturantes das sociedades modernas, em especial da sociedade brasileira. O que se destaca é a crescente priorização de pesquisas e políticas educacionais com vistas à progressiva melhoria da qualidade requerida pelos diferentes processos de modernização em curso no país, cuja complexidade exige profissionais com visão programática, interdisciplinar e intersetorial.

O Programa de Pós-Graduação em Educação definiu a sua centralidade tendo presente as diversas instâncias da gestão educacional e os diversos sujeitos da educação, principalmente aqueles segmentos historicamente deixados à margem da história do país, como também os distintos processos e metodologias educacionais, com destaque para as tecnologias da comunicação; e os projetos e políticas de educação, inseridos na conjuntura das mudanças sociais, econômicas e políticas que se operam na atualidade, nos planos nacional e internacional.

Com nota 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação visa à formação de pesquisadores e de profissionais da educação. Os mestres e doutores formados podem seguir as carreiras de cientista pesquisador e/ou carreiras de magistério nos diferentes níveis, atuar em instituições sociais ou empresariais na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa em educação, na gestão educacional e na formulação e análise de políticas públicas, em nível executivo, de assessoramento ou de consultoria.

As áreas de concentração são dinamizadas por três linhas de pesquisa: Política, Gestão e Avaliação da Educação; Processo Educacional e Formação de Professores; Educação, Tecnologia e Comunicação.

Processo Educacional e Formação de Professores

Investigação e formação, por meio dos fundamentos da educação, de temáticas relacionadas com diferentes dimensões do processo de ensino e aprendizagem, da formação inicial e continuada de professores, de teorias e práticas pedagógicas nos diferentes níveis e modalidades da educação.

Política, Gestão e Avaliação da Educação

Investigação da formulação, implementação, gestão e avaliação de políticas, programas e projetos na área de educação, nos seus diferentes níveis e modalidades. Estudos dos contextos culturais e comunicacionais das políticas e da gestão educacional, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. Estudos comparativos entre sistemas nacionais e internacionais de educação.

Educação, Tecnologia e Comunicação

Articulação das relações entre juventude, tecnologia e comunicação no âmbito dos processos educativos em diversos contextos da sociedade, sejam eles ambientes escolares ou voltados à convivência humana. Temáticas relacionadas à inclusão educacional e social, aos protagonismos e às sociabilidades juvenis, à inovação social e às múltiplas aprendizagens viabilizadas pelas tecnologias educacionais, da comunicação e mídias, bem como às diversas expressões culturais, especialmente àquelas que cultivam culturas de paz.

O programa foi criado em 1994, começando suas atividades com o mestrado e, a partir de 2009, com o doutorado. Nesses 20 anos de atuação, formou-se 410 mestres e 15 doutores. Além dessa atuação específica, no Stricto Sensu houve um empenho no desenvolvimento de projetos de pesquisa, um envolvimento com o ensino graduado e com a extensão, no sentido de tornar o Programa uma referência no processo de ensino-aprendizagem e na responsabilidade social.

Em 2008, iniciou-se um trabalho de parceria interinstitucionais, principalmente, por meio da criação da Cátedra UNESCO: Educação, Juventude e Sociedade, e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul com o trabalho com Crianças e adolescentes em situação de risco psicossocial.  Em 2009, iniciou-se uma parceria de pesquisa sobre formação de professores com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) no contexto do programa PROCAD da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Destaca-se, ainda, o processo de internacionalização do Programa, por meio da participação de uma rede de pesquisa, incluindo a Universidade do Minho (Portugal), Universidad Federico Vilarreal (Peru), University of Urbana, Champaign (USA) e Universidad del Valle (Colômbia), bem como pela participação do Fórum Internacional sobre Transdisciplinariedad y ecoformación en la práctica: Buscando la Innovación y Creatividad Docente. Também estão se desenvolvendo pesquisas na área de Pedagogia Social, em parceria com a Universidade de Siegen, Alemanha e Sanna Hyynänen, da Universidade de Tempere, Finlândia. Um trabalho intenso de internacionalização deu-se, ainda, com a Universidade de Alberta e de Ottawa, no Canadá, por meio de intercâmbio de professores e estudantes.

Docentes, matriz curricular e maiores informações

Confira em nosso portal a lista de docentes, matriz curricular, projetos de pesquisa, dissertações defendidas e outras informações sobre o programa.

Conceito 4
Integral
2 anos
24x R$ 2.142,68
(61) 3356-9104 / 9273
Conceito 4
Integral
4 anos
48x R$ 2.301,12
(61) 3356-9104 / 9273
 
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Processo Seletivo

Alunos especiais podem solicitar matrícula em qualquer disciplina (exceto as de Metodologia da Pesquisa e Projeto de Dissertação), e poderão cursar nesta modalidade um total de cinco disciplinas. A seleção para alunos especiais é simplificada: somente análise de currículo e histórico escolar, e está condicionada à existência de vagas em cada disciplina.

Deve ficar claro, no entanto, que não é possível concluir o Mestrado ou o Doutorado como aluno especial. Para isto, é necessário passar na seleção e tornar-se regular. A maioria dos nossos alunos geralmente começa como aluno especial e depois se torna regular. Ao passar na seleção, os créditos cursados como aluno especial, desde que tenham sido obtidos nos últimos 3 (três) anos antes da data do requerimento, serão aproveitados.

Linhas de Pesquisa

Investigação e formação, por meio dos fundamentos da educação, de temáticas relacionadas com diferentes dimensões do processo de ensino e aprendizagem, da formação inicial e continuada de professores, de teorias e práticas pedagógicas nos diferentes níveis e modalidades da educação.

Docente: Profa. Dra. Denise Gisele de Britto Damasco
Credenciamento: Mestrado
Temáticas de Pesquisa: Estudos comparados sobre as questões linguísticas e a internacionalização discente e docente; Formação docente inicial e continuada; Ensino e aprendizagem de línguas na Educação Básica e Superior: das questões de língua portuguesa e das línguas estrangeiras; Pesquisas sobre o ensino médio e juventude e a gestão de centros de línguas e da vida associativa para profissionais de línguas.

Docente: Profa. Dra. Valdivina Alves Ferreira
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Políticas Públicas de Educação para Educação Básica; Gestão da Educação Básica; Educação Profissional; Formação de Professores para a Educação Básica.

Docente: Prof. Dr. Luiz Siveres
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Formação de professores; Processos Pedagógicos; Complexidade e interdisciplinaridade; Diálogo e Espiritualidade.

Investigação da formulação, implementação, gestão e avaliação de políticas, programas e projetos na área de educação, nos seus diferentes níveis e modalidades. Estudos dos contextos culturais e comunicacionais das políticas e da gestão educacional, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. Estudos comparativos entre sistemas nacionais e internacionais de educação.

Docente: Prof. Dr. Celio da Cunha 
Credenciamento: 
Mestrado e Doutorado 
Temáticas de Pesquisa: 
Política públicas de educação; Pensamento pedagógico e políticas de educação; Educação comparada; Educação superior.

Docente: Prof. Dr. Renato de Oliveira Brito
Credenciamento: 
Mestrado 
Temáticas de Pesquisa: 
Políticas Públicas na Educação; Gestão Escolar; Gestão e Sustentabilidade em contextos escolares; Educação Comparada e Educação Comparada Internacional; Internacionalização na Educação Básica e na Educação Superior; Integridade na Pesquisa; Competências Socioemocionais na Educação.

Docente: Prof. Dr. Robson Borges Dias 
Credenciamento: 
Mestrado e Doutorado 
Temáticas de Pesquisa: 
Políticas de Educação; Gestão em Educação; Estratégias Organizacionais; Mídia, Notícia, Representações Sociais; Engajamento de Públicos; Advocacy, Lobby, Accountability; Responsabilidade Social; Sociologia das Profissões; Cultura Organizacional; Luhmann, Habermas, Bourdieu.

Docente: Prof. Dr. Victor Laus Reis Gomes 
Credenciamento: 
Mestrado e Doutorado 
Temáticas de Pesquisa: 
Gestão em Educação; Comunicação e Cultura Organizacional; Formulação e Implementação de Estratégias Organizacionais; Implementação de Políticas Públicas; Marketing Educacional; Inovação e Colaboração.

Docente: Profa. Dra. Valdivina Alves Ferreira 
Credenciamento: 
Mestrado e Doutorado 
Temáticas de Pesquisa: 
Políticas Públicas de Educação para Educação Básica; Gestão da Educação Básica; Educação Profissional; Formação de Professores para a Educação Básica.

Articulação das relações entre juventude, tecnologia e comunicação no âmbito dos processos educativos em diversos contextos da sociedade, sejam eles ambientes escolares ou voltados à convivência humana. Temáticas relacionadas à inclusão educacional e social, aos protagonismos e às sociabilidades juvenis, à inovação social e às múltiplas aprendizagens viabilizadas pelas tecnologias educacionais, da comunicação e mídias, bem como às diversas expressões culturais, especialmente àquelas que cultivam culturas de paz.

Docente: Prof. Dr. Carlos Angelo de Meneses Sousa
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Protagonismos juvenis, Tecnologias e Cultura: sociabilidades e aprendizagens; Cartografias dos Territórios de aprendizagem; História da Educação e trajetórias de produção de intelectuais ou instituições/grupos em suas interfaces com a ciência, religião e política.

Docente: Prof. Dr. Eduardo Amadeu Dutra Moresi
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Tecnologias educacionais; Metodologias ativas de ensino e aprendizado; Análise de redes complexas; Inovação: Experiência do estudante.

Docente: Profa. Dra. Florence Marie Dravet
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Transdisciplinaridade; Educação e Complexidade; Educação e Cultura; Cultura, Tecnologia e Comunicação; Inovação em Educação; Inovação em Educação; Criatividade; Culturas e saberes tradicionais; Epistemologias do Sul; Poesia, Literatura e educação; Estudos do imaginário.

Docente: Prof. Dr. Geraldo Caliman
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Violência nas escolas; Educação para a Cidadania; Dimensão social da Educação; Prevenção ao uso de drogas; Inclusão Social e Educação.

LABORATÓRIO 

O Programa disponibiliza para seus alunos salas de aula amplas e confortáveis, equipadas com recursos tecnológicos variados, como computadores, projetor multimídia, reprodutores de DVDs, e outros. Além disso, cada professor do Programa possui a sua própria sala de trabalho, que também conta com estrutura tecnológica adequada ao desempenho de suas funções, como a preparação de aula, a produção acadêmica, atendimentos e orientações.

Temos também laboratórios de informática muito bem equipados, nos quais os alunos podem realizar pesquisas e escrever seus trabalhos acadêmicos.

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