Mestrado e Doutorado em Educação

Os mestres e doutores formados podem seguir as carreiras de cientista pesquisador e/ou carreiras de magistério nos diferentes níveis, atuar em instituições sociais ou empresariais.

 

ALUNO ESPECIAL

EDITAL

Sobre o programa

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Católica de Brasília (UCB), foi concebido a partir de pressupostos estruturantes das sociedades modernas, em especial da sociedade brasileira. O que se destaca é a crescente priorização de pesquisas e políticas educacionais com vistas à progressiva melhoria da qualidade requerida pelos diferentes processos de modernização em curso no país, cuja complexidade exige profissionais com visão programática, interdisciplinar e intersetorial.

O Programa de Pós-Graduação em Educação definiu a sua centralidade tendo presente as diversas instâncias da gestão educacional e os diversos sujeitos da educação, principalmente aqueles segmentos historicamente deixados à margem da história do país, como também os distintos processos e metodologias educacionais, com destaque para as tecnologias da comunicação; e os projetos e políticas de educação, inseridos na conjuntura das mudanças sociais, econômicas e políticas que se operam na atualidade, nos planos nacional e internacional.

Com nota 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação visa à formação de pesquisadores e de profissionais da educação. Os mestres e doutores formados podem seguir as carreiras de cientista pesquisador e/ou carreiras de magistério nos diferentes níveis, atuar em instituições sociais ou empresariais na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa em educação, na gestão educacional e na formulação e análise de políticas públicas, em nível executivo, de assessoramento ou de consultoria.

As áreas de concentração são dinamizadas por três linhas de pesquisa: Política, Gestão e Avaliação da Educação; Processo Educacional e Formação de Professores; Educação, Tecnologia e Comunicação.

Processo Educacional e Formação de Professores

Investigação e formação, por meio dos fundamentos da educação, de temáticas relacionadas com diferentes dimensões do processo de ensino e aprendizagem, da formação inicial e continuada de professores, de teorias e práticas pedagógicas nos diferentes níveis e modalidades da educação.

Política, Gestão e Avaliação da Educação

Investigação da formulação, implementação, gestão e avaliação de políticas, programas e projetos na área de educação, nos seus diferentes níveis e modalidades. Estudos dos contextos culturais e comunicacionais das políticas e da gestão educacional, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. Estudos comparativos entre sistemas nacionais e internacionais de educação.

Educação, Tecnologia e Comunicação

Articulação das relações entre juventude, tecnologia e comunicação no âmbito dos processos educativos em diversos contextos da sociedade, sejam eles ambientes escolares ou voltados à convivência humana. Temáticas relacionadas à inclusão educacional e social, aos protagonismos e às sociabilidades juvenis, à inovação social e às múltiplas aprendizagens viabilizadas pelas tecnologias educacionais, da comunicação e mídias, bem como às diversas expressões culturais, especialmente àquelas que cultivam culturas de paz.

O programa foi criado em 1994, começando suas atividades com o mestrado e, a partir de 2009, com o doutorado. Nesses 20 anos de atuação, formou-se 410 mestres e 15 doutores. Além dessa atuação específica, no Stricto Sensu houve um empenho no desenvolvimento de projetos de pesquisa, um envolvimento com o ensino graduado e com a extensão, no sentido de tornar o Programa uma referência no processo de ensino-aprendizagem e na responsabilidade social.

Em 2008, iniciou-se um trabalho de parceria interinstitucionais, principalmente, por meio da criação da Cátedra UNESCO: Educação, Juventude e Sociedade, e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul com o trabalho com Crianças e adolescentes em situação de risco psicossocial.  Em 2009, iniciou-se uma parceria de pesquisa sobre formação de professores com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) no contexto do programa PROCAD da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Destaca-se, ainda, o processo de internacionalização do Programa, por meio da participação de uma rede de pesquisa, incluindo a Universidade do Minho (Portugal), Universidad Federico Vilarreal (Peru), University of Urbana, Champaign (USA) e Universidad del Valle (Colômbia), bem como pela participação do Fórum Internacional sobre Transdisciplinariedad y ecoformación en la práctica: Buscando la Innovación y Creatividad Docente. Também estão se desenvolvendo pesquisas na área de Pedagogia Social, em parceria com a Universidade de Siegen, Alemanha e Sanna Hyynänen, da Universidade de Tempere, Finlândia. Um trabalho intenso de internacionalização deu-se, ainda, com a Universidade de Alberta e de Ottawa, no Canadá, por meio de intercâmbio de professores e estudantes.

Docentes, matriz curricular e maiores informações

Confira em nosso portal a lista de docentes, matriz curricular, projetos de pesquisa, dissertações defendidas e outras informações sobre o programa.

Conceito 4
Integral
2 anos
24x R$ 2239,09
(61) 3356-9104 / 9273
Conceito 4
Integral
4 anos
48x R$ 2404,67
(61) 3356-9104 / 9273
 

Processo Seletivo

Para cursar como aluno regular, é necessário passar por um Processo Seletivo que ocorre uma vez por ano, no segundo semestre. Os aprovados iniciarão os estudos no primeiro semestre do ano seguinte.

Edital

Entrevista Mestrado

Entrevista Doutorado

Alunos especiais podem solicitar matrícula em qualquer disciplina (exceto as de Metodologia da Pesquisa e Projeto de Dissertação), e poderão cursar nesta modalidade um total de cinco disciplinas. A seleção para alunos especiais é simplificada: somente análise de currículo e histórico escolar, e está condicionada à existência de vagas em cada disciplina.

Deve ficar claro, no entanto, que não é possível concluir o Mestrado ou o Doutorado como aluno especial. Para isto, é necessário passar na seleção e tornar-se regular. A maioria dos nossos alunos geralmente começa como aluno especial e depois se torna regular. Ao passar na seleção, os créditos cursados como aluno especial, desde que tenham sido obtidos nos últimos 3 (três) anos antes da data do requerimento, serão aproveitados.

Inscrição

Edital

Linhas de Pesquisa

Investigação e formação, por meio dos fundamentos da educação, de temáticas relacionadas com diferentes dimensões do processo de ensino e aprendizagem, da formação inicial e continuada de professores, de teorias e práticas pedagógicas nos diferentes níveis e modalidades da educação.

Docente: Profa. Dra. Denise Gisele de Britto Damasco
Credenciamento: Mestrado
Temáticas de Pesquisa: Estudos comparados sobre as questões linguísticas e a internacionalização discente e docente; Formação docente inicial e continuada; Ensino e aprendizagem de línguas na Educação Básica e Superior: das questões de língua portuguesa e das línguas estrangeiras; Pesquisas sobre o ensino médio e juventude e a gestão de centros de línguas e da vida associativa para profissionais de línguas.

Docente: Profa. Dra. Valdivina Alves Ferreira
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Políticas Públicas de Educação para Educação Básica; Gestão da Educação Básica; Educação Profissional; Formação de Professores para a Educação Básica.

Docente: Prof. Dr. Luiz Siveres
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Formação de professores; Processos Pedagógicos; Complexidade e interdisciplinaridade; Diálogo e Espiritualidade.

Investigação da formulação, implementação, gestão e avaliação de políticas, programas e projetos na área de educação, nos seus diferentes níveis e modalidades. Estudos dos contextos culturais e comunicacionais das políticas e da gestão educacional, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. Estudos comparativos entre sistemas nacionais e internacionais de educação.

Docente: Prof. Dr. Celio da Cunha 
Credenciamento: 
Mestrado e Doutorado 
Temáticas de Pesquisa: 
Política públicas de educação; Pensamento pedagógico e políticas de educação; Educação comparada; Educação superior.

Docente: Prof. Dr. Renato de Oliveira Brito
Credenciamento: 
Mestrado 
Temáticas de Pesquisa: 
Políticas Públicas na Educação; Gestão Escolar; Gestão e Sustentabilidade em contextos escolares; Educação Comparada e Educação Comparada Internacional; Internacionalização na Educação Básica e na Educação Superior; Integridade na Pesquisa; Competências Socioemocionais na Educação.

Docente: Prof. Dr. Robson Borges Dias 
Credenciamento: 
Mestrado e Doutorado 
Temáticas de Pesquisa: 
Políticas de Educação; Gestão em Educação; Estratégias Organizacionais; Mídia, Notícia, Representações Sociais; Engajamento de Públicos; Advocacy, Lobby, Accountability; Responsabilidade Social; Sociologia das Profissões; Cultura Organizacional; Luhmann, Habermas, Bourdieu.

Docente: Prof. Dr. Victor Laus Reis Gomes 
Credenciamento: 
Mestrado e Doutorado 
Temáticas de Pesquisa: 
Gestão em Educação; Comunicação e Cultura Organizacional; Formulação e Implementação de Estratégias Organizacionais; Implementação de Políticas Públicas; Marketing Educacional; Inovação e Colaboração.

Docente: Profa. Dra. Valdivina Alves Ferreira 
Credenciamento: 
Mestrado e Doutorado 
Temáticas de Pesquisa: 
Políticas Públicas de Educação para Educação Básica; Gestão da Educação Básica; Educação Profissional; Formação de Professores para a Educação Básica.

Articulação das relações entre juventude, tecnologia e comunicação no âmbito dos processos educativos em diversos contextos da sociedade, sejam eles ambientes escolares ou voltados à convivência humana. Temáticas relacionadas à inclusão educacional e social, aos protagonismos e às sociabilidades juvenis, à inovação social e às múltiplas aprendizagens viabilizadas pelas tecnologias educacionais, da comunicação e mídias, bem como às diversas expressões culturais, especialmente àquelas que cultivam culturas de paz.

Docente: Prof. Dr. Carlos Angelo de Meneses Sousa
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Protagonismos juvenis, Tecnologias e Cultura: sociabilidades e aprendizagens; Cartografias dos Territórios de aprendizagem; História da Educação e trajetórias de produção de intelectuais ou instituições/grupos em suas interfaces com a ciência, religião e política.

Docente: Prof. Dr. Eduardo Amadeu Dutra Moresi
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Tecnologias educacionais; Metodologias ativas de ensino e aprendizado; Análise de redes complexas; Inovação: Experiência do estudante.

Docente: Profa. Dra. Florence Marie Dravet
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Transdisciplinaridade; Educação e Complexidade; Educação e Cultura; Cultura, Tecnologia e Comunicação; Inovação em Educação; Inovação em Educação; Criatividade; Culturas e saberes tradicionais; Epistemologias do Sul; Poesia, Literatura e educação; Estudos do imaginário.

Docente: Prof. Dr. Geraldo Caliman
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Violência nas escolas; Educação para a Cidadania; Dimensão social da Educação; Prevenção ao uso de drogas; Inclusão Social e Educação.

LABORATÓRIO 

O Programa disponibiliza para seus alunos salas de aula amplas e confortáveis, equipadas com recursos tecnológicos variados, como computadores, projetor multimídia, reprodutores de DVDs, e outros. Além disso, cada professor do Programa possui a sua própria sala de trabalho, que também conta com estrutura tecnológica adequada ao desempenho de suas funções, como a preparação de aula, a produção acadêmica, atendimentos e orientações.

Temos também laboratórios de informática muito bem equipados, nos quais os alunos podem realizar pesquisas e escrever seus trabalhos acadêmicos.

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