Mestrado e Doutorado em Economia

Os mestres e doutores formados pelo Programa de Economia são capazes de atuar como docentes e pesquisadores em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, bem como profissionais altamente qualificados em diversos setores do mercado de trabalho.

 

ALUNO ESPECIAL

Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia, da Universidade Católica de Brasília (UCB), foi criado em 1998 com o curso de mestrado em Economia. A partir de 2006, teve início o curso de doutorado em Economia.

Ambos são da modalidade acadêmica e reconhecidos com conceito 6 na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esse reconhecimento coloca o Programa de Economia da UCB no seleto grupo de Programas considerados como de Excelência Acadêmica, no conjunto dos cinco melhores Programas do país.

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Economia da UCB se destacam pelo seu corpo docente altamente qualificado, produção intelectual qualificada entre as maiores da área de Economia no país, destacada internacionalização e comprovada nucleação de seus discentes e egressos.

A excelente qualificação profissional oferecida contribui para que seus egressos obtenham sucesso profissional em várias carreiras no mercado de trabalho, desenvolvendo competências e habilidades altamente valorizadas pelo setor privado, setor público, instituições de ensino e centros de pesquisa.

As áreas de concentração do Programa são Economia da Inovação, Economia Regional e Finanças, com cada uma possuindo várias linhas de pesquisa.

Os mestres e doutores formados pelo Programa são capazes de atuar como docentes e pesquisadores em instituições de ensino da área de economia ou áreas afins; identificar e aproveitar oportunidades de negócios no mercado; desenvolver pesquisas de qualidade em centros especializados; tornarem-se líderes criativos, inovadores e produtivos, capazes de conduzir equipes de elevado nível técnico; e, empregar, de maneira efetiva e eficiente, o instrumental técnico e analítico transmitido pelas disciplinas e demais atividades acadêmicas dos cursos.

A Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia se caracteriza por receber profissionais de diversas áreas de formação. Refletindo essa realidade, o público-alvo do Programa de Economia é bastante amplo e diverso, incluindo docentes, pesquisadores e técnicos portadores de diploma de curso de graduação de duração plena, devidamente reconhecido nos termos da legislação em vigor, com formação em Economia e áreas afins.

Docentes, matriz curricular e maiores informações

Confira em nosso portal a lista de docentes, matriz curricular, projetos de pesquisa, dissertações defendidas e outras informações sobre o programa.

Conceito 6
Matutino
2 anos
24x R$ 2.725,82
(61) 3448-7127
Conceito 6
Integral
4 anos
48x R$ 2.725,82
(61) 3448-7127
 
INSCREVA-SE
ALUNO ESPECIAL

Processo Seletivo

Para cursar como aluno regular, é necessário passar por um Processo Seletivo que ocorre uma vez por ano, no segundo semestre. Os aprovados iniciarão os estudos no primeiro semestre do ano seguinte.

Edital

Resultado - Doutorado

Alunos especiais podem solicitar matrícula em qualquer disciplina (exceto as de Metodologia da Pesquisa e Projeto de Dissertação), e poderão cursar nesta modalidade um total de cinco disciplinas. A seleção para alunos especiais é simplificada: somente análise de currículo e histórico escolar, e está condicionada à existência de vagas em cada disciplina.

Deve ficar claro, no entanto, que não é possível concluir o Mestrado ou o Doutorado como aluno especial. Para isto, é necessário passar na seleção e tornar-se regular. A maioria dos nossos alunos geralmente começa como aluno especial e depois se torna regular. Ao passar na seleção, os créditos cursados como aluno especial, desde que tenham sido obtidos nos últimos 3 (três) anos antes da data do requerimento, serão aproveitados.

Áreas de Concentração

•  Teoria econômica e Métodos Quantitativos
•  Finanças empíricas e econometria aplicada
•  Macroeconomia aplicada

•  Inovação, estrutura de mercado e apropriabilidade
•  Inovações financeiras e financiamento privado da inovação
•  Inovação e produtividade; Inovação e meio ambiente

•  Setor público
•  Crescimento econômico e arranjos produtivos
•  Economia espacial e urbana

INFRAESTRUTURA 

O Programa de Mestrado e Doutorado em Economia da UCB dispõe de um laboratório exclusivo, com computadores de alta performance conectados a servidor próprio e independente para armazenamento de informações e acesso a banco de dados e softwares específicos. O Programa dispõe de versões atualizadas de softwares estatísticos, econométricos e matemáticos, adequados à análise de dados agregados, microdados e big data, tais como o MatLab , EViews, Ox-Metrics Professional e Stata.  O programa possui, também, acesso a diversas bases de dados, tais como PNAD, RAIS, Economatica, e Datastream Professional da Thomson Reuters. Esses recursos de informática são colocados à disposição de professores e alunos, configurando um diferencial importante do Programa de Economia que contribui para o desenvolvimento da pesquisa científica e qualidade acadêmica.

Ficou alguma dúvida?

Deixe seus dados e entraremos em contato.