Mestrado e Doutorado em Economia

Os mestres e doutores formados pelo Programa de Economia são capazes de atuar como docentes e pesquisadores em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, bem como profissionais altamente qualificados em diversos setores do mercado de trabalho.

Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia, da Universidade Católica de Brasília (UCB), foi criado em 1998 com o curso de mestrado em Economia. A partir de 2006, teve início o curso de doutorado em Economia.

Ambos são da modalidade acadêmica e reconhecidos com conceito 6 na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esse reconhecimento coloca o Programa de Economia da UCB no seleto grupo de Programas considerados como de Excelência Acadêmica, no conjunto dos cinco melhores Programas do país.

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Economia da UCB se destacam pelo seu corpo docente altamente qualificado, produção intelectual qualificada entre as maiores da área de Economia no país, destacada internacionalização e comprovada nucleação de seus discentes e egressos.

A excelente qualificação profissional oferecida contribui para que seus egressos obtenham sucesso profissional em várias carreiras no mercado de trabalho, desenvolvendo competências e habilidades altamente valorizadas pelo setor privado, setor público, instituições de ensino e centros de pesquisa.

As áreas de concentração do Programa são Economia da Inovação, Economia Regional e Finanças, com cada uma possuindo várias linhas de pesquisa.

Os mestres e doutores formados pelo Programa são capazes de atuar como docentes e pesquisadores em instituições de ensino da área de economia ou áreas afins; identificar e aproveitar oportunidades de negócios no mercado; desenvolver pesquisas de qualidade em centros especializados; tornarem-se líderes criativos, inovadores e produtivos, capazes de conduzir equipes de elevado nível técnico; e, empregar, de maneira efetiva e eficiente, o instrumental técnico e analítico transmitido pelas disciplinas e demais atividades acadêmicas dos cursos.

A Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia se caracteriza por receber profissionais de diversas áreas de formação. Refletindo essa realidade, o público-alvo do Programa de Economia é bastante amplo e diverso, incluindo docentes, pesquisadores e técnicos portadores de diploma de curso de graduação de duração plena, devidamente reconhecido nos termos da legislação em vigor, com formação em Economia e áreas afins.

Docentes, matriz curricular e maiores informações

Confira em nosso portal a lista de docentes, matriz curricular, projetos de pesquisa, dissertações defendidas e outras informações sobre o programa.

Conceito 6
Matutino
2 anos
24x R$ 2848,48
(61) 3448-7127
Conceito 6
Integral
4 anos
48x R$ 2848,48
(61) 3448-7127
 

Processo Seletivo

Para cursar como aluno regular, é necessário passar por um Processo Seletivo que ocorre uma vez por ano, no segundo semestre. Os aprovados iniciarão os estudos no primeiro semestre do ano seguinte.

Edital

Inscrição

Alunos especiais podem solicitar matrícula em qualquer disciplina (exceto as de Metodologia da Pesquisa e Projeto de Dissertação), e poderão cursar nesta modalidade um total de cinco disciplinas. A seleção para alunos especiais é simplificada: somente análise de currículo e histórico escolar, e está condicionada à existência de vagas em cada disciplina.

Deve ficar claro, no entanto, que não é possível concluir o Mestrado ou o Doutorado como aluno especial. Para isto, é necessário passar na seleção e tornar-se regular. A maioria dos nossos alunos geralmente começa como aluno especial e depois se torna regular. Ao passar na seleção, os créditos cursados como aluno especial, desde que tenham sido obtidos nos últimos 3 (três) anos antes da data do requerimento, serão aproveitados.

Edital

Inscrição

Áreas de Concentração

•  Teoria econômica e Métodos Quantitativos
•  Finanças empíricas e econometria aplicada
•  Macroeconomia aplicada

•  Inovação, estrutura de mercado e apropriabilidade
•  Inovações financeiras e financiamento privado da inovação
•  Inovação e produtividade; Inovação e meio ambiente

•  Setor público
•  Crescimento econômico e arranjos produtivos
•  Economia espacial e urbana

INFRAESTRUTURA 

O Programa de Mestrado e Doutorado em Economia da UCB dispõe de um laboratório exclusivo, com computadores de alta performance conectados a servidor próprio e independente para armazenamento de informações e acesso a banco de dados e softwares específicos. O Programa dispõe de versões atualizadas de softwares estatísticos, econométricos e matemáticos, adequados à análise de dados agregados, microdados e big data, tais como o MatLab , EViews, Ox-Metrics Professional e Stata.  O programa possui, também, acesso a diversas bases de dados, tais como PNAD, RAIS, Economatica, e Datastream Professional da Thomson Reuters. Esses recursos de informática são colocados à disposição de professores e alunos, configurando um diferencial importante do Programa de Economia que contribui para o desenvolvimento da pesquisa científica e qualidade acadêmica.

Ficou alguma dúvida?

Deixe seus dados e entraremos em contato.