• Teoria econômica e Métodos Quantitativos
• Finanças empíricas e econometria aplicada
• Macroeconomia aplicada
Os mestres e doutores formados pelo Programa de Economia são capazes de atuar como docentes e pesquisadores em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, bem como profissionais altamente qualificados em diversos setores do mercado de trabalho.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia, da Universidade Católica de Brasília (UCB), foi criado em 1998 com o curso de mestrado em Economia. A partir de 2006, teve início o curso de doutorado em Economia.
Ambos são da modalidade acadêmica e reconhecidos com conceito 6 na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esse reconhecimento coloca o Programa de Economia da UCB no seleto grupo de Programas considerados como de Excelência Acadêmica, no conjunto dos cinco melhores Programas do país.
Os cursos de Mestrado e Doutorado em Economia da UCB se destacam pelo seu corpo docente altamente qualificado, produção intelectual qualificada entre as maiores da área de Economia no país, destacada internacionalização e comprovada nucleação de seus discentes e egressos.
A excelente qualificação profissional oferecida contribui para que seus egressos obtenham sucesso profissional em várias carreiras no mercado de trabalho, desenvolvendo competências e habilidades altamente valorizadas pelo setor privado, setor público, instituições de ensino e centros de pesquisa.
As áreas de concentração do Programa são Economia da Inovação, Economia Regional e Finanças, com cada uma possuindo várias linhas de pesquisa.
Os mestres e doutores formados pelo Programa são capazes de atuar como docentes e pesquisadores em instituições de ensino da área de economia ou áreas afins; identificar e aproveitar oportunidades de negócios no mercado; desenvolver pesquisas de qualidade em centros especializados; tornarem-se líderes criativos, inovadores e produtivos, capazes de conduzir equipes de elevado nível técnico; e, empregar, de maneira efetiva e eficiente, o instrumental técnico e analítico transmitido pelas disciplinas e demais atividades acadêmicas dos cursos.
A Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia se caracteriza por receber profissionais de diversas áreas de formação. Refletindo essa realidade, o público-alvo do Programa de Economia é bastante amplo e diverso, incluindo docentes, pesquisadores e técnicos portadores de diploma de curso de graduação de duração plena, devidamente reconhecido nos termos da legislação em vigor, com formação em Economia e áreas afins.
Docentes, matriz curricular e maiores informações
Confira em nosso portal a lista de docentes, matriz curricular, projetos de pesquisa, dissertações defendidas e outras informações sobre o programa.
Alunos especiais podem solicitar matrícula em qualquer disciplina (exceto as de Metodologia da Pesquisa e Projeto de Dissertação), e poderão cursar nesta modalidade um total de cinco disciplinas. A seleção para alunos especiais é simplificada: somente análise de currículo e histórico escolar, e está condicionada à existência de vagas em cada disciplina.
Deve ficar claro, no entanto, que não é possível concluir o Mestrado ou o Doutorado como aluno especial. Para isto, é necessário passar na seleção e tornar-se regular. A maioria dos nossos alunos geralmente começa como aluno especial e depois se torna regular. Ao passar na seleção, os créditos cursados como aluno especial, desde que tenham sido obtidos nos últimos 3 (três) anos antes da data do requerimento, serão aproveitados.
Edital
Inscrição
• Teoria econômica e Métodos Quantitativos
• Finanças empíricas e econometria aplicada
• Macroeconomia aplicada
• Inovação, estrutura de mercado e apropriabilidade
• Inovações financeiras e financiamento privado da inovação
• Inovação e produtividade; Inovação e meio ambiente
• Setor público
• Crescimento econômico e arranjos produtivos
• Economia espacial e urbana
O Programa de Mestrado e Doutorado em Economia da UCB dispõe de um laboratório exclusivo, com computadores de alta performance conectados a servidor próprio e independente para armazenamento de informações e acesso a banco de dados e softwares específicos. O Programa dispõe de versões atualizadas de softwares estatísticos, econométricos e matemáticos, adequados à análise de dados agregados, microdados e big data, tais como o MatLab , EViews, Ox-Metrics Professional e Stata. O programa possui, também, acesso a diversas bases de dados, tais como PNAD, RAIS, Economatica, e Datastream Professional da Thomson Reuters. Esses recursos de informática são colocados à disposição de professores e alunos, configurando um diferencial importante do Programa de Economia que contribui para o desenvolvimento da pesquisa científica e qualidade acadêmica.
Deixe seus dados e entraremos em contato.
Câmpus Taguatinga
QS 07, Lote 01, EPCT, Taguatinga, Brasília/DF
CEP: 71966-700
Tel. (61) 3356-9000
Câmpus Asa Norte
SGAN 916 Módulo B Avenida W5, Brasília/DF
CEP: 70790-160
Tel. (61) 3448-7116