Ciências Genômicas e Biotecnologia

Genomas e seus Produtos aplicados à Biotecnologia. Biomoléculas ativas e terapias celular e molecular.

 

INSCREVA-SE

 

Sobre o programa

A Universidade Católica de Brasília considera que as pesquisas na área de Ciências Genômicas e da Biotecnologia vêm produzindo impactos significativos nas áreas de saúde, agronegócio, solução de problemas ambientais, indústria e prestação de serviços. Esta revolução na área das Ciências Biológicas influenciará cada vez mais a prática da medicina e da agricultura no futuro, abrindo novas perspectivas para decifrar, proteger e utilizar, de forma racional, a biodiversidade existente.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Genômicas e Biotecnologia da Universidade Católica de Brasília conta com pesquisadores atuando nas diversas áreas das ciências de saúde e agronomia, com foco nas áreas de concentração de Ciências Genômicas e de Biologia Celular e Molecular. Este programa foi implementado no ano de 2000 e atualmente, apresenta conceito seis (6,0) na avaliação da CAPES (2016) para os cursos de mestrado e doutorado, sendo considerado um programa de excelência.

A concepção do Programa baseou-se na premissa de que o fortalecimento da pesquisa em Ciências da Vida deve ser realizado através da consolidação de um núcleo de excelência, voltado para pesquisa básica, multidisciplinar e cooperativa nas atividades acadêmicas. Este núcleo tem por missão ainda a criação de oportunidades de interação com o setor produtivo de bens, como usuário do conhecimento científico e tecnológico. O núcleo de excelência do Programa é embasado em:

  • um corpo de professores altamente qualificados, treinados em reconhecidos centros de pesquisa brasileiros e internacionais, com experiência na utilização das tecnologias mais avançadas da biologia moderna;
  • uma infraestrutura adequada ao ensino, pesquisa e empreendedorismo nestas áreas;
  • na capacidade de atração de talentos estudantis com motivação e dedicação plena às atividades da pós-graduação;
  • na estreita colaboração com as instituições de ensino e de pesquisa nacionais e internacionais, contribuindo para a consolidação do Centro-Oeste como um pólo de ciência e tecnologia competente na área de Ciências Genômicas e Biotecnologia.

Dias

Segunda, Terça, Quarta, Quinta e Sexta - Integral

Coordenadora

Maria Sueli Soares Felipe

Docentes

Confira em nosso portal a lista completa dos docentes do curso

Localização

SGAN Quadra 916, Módulo B, Av. W5 Norte CEP 70.790-160 - Asa Norte, Brasília / DF

Para maiores informações sobre o curso, clique aqui.


Docentes, matriz curricular e maiores informações

Confira em nosso portal a lista de docentes, matriz curricular, projetos de pesquisa, dissertações defendidas e outras informações sobre o programa.

 

Conceito 6
540
2 anos
24x R$ 2.142,68
(61) 3448-7129
Conceito 6
840
4 anos
48x R$ 1.714,14
(61) 3448-71-29
INSCREVA-SE

PROCESSO SELETIVO

Para cursar como aluno regular, é necessário passar por um Processo Seletivo que ocorre uma vez por ano, no segundo semestre. Os aprovados iniciarão os estudos no primeiro semestre do ano seguinte.

Edital

Inscrição

Alunos especiais podem solicitar matrícula em qualquer disciplina (exceto as de Metodologia da Pesquisa e Projeto de Dissertação), e poderão cursar nesta modalidade um total de cinco disciplinas. A seleção para alunos especiais é simplificada: somente análise de currículo e histórico escolar, e está condicionada à existência de vagas em cada disciplina.

Deve ficar claro, no entanto, que não é possível concluir o Mestrado ou o Doutorado como aluno especial. Para isto, é necessário passar na seleção e tornar-se regular. A maioria dos nossos alunos geralmente começa como aluno especial e depois se torna regular. Ao passar na seleção, os créditos cursados como aluno especial, desde que tenham sido obtidos nos últimos 3 (três) anos antes da data do requerimento, serão aproveitados.

Edital

Inscrição

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

LINHAS DE PESQUISA

BIOLOGIA MOLECULAR DE MICRORGANISMOS, PLANTAS E ANIMAIS

Organização de material genético em procariotos e eucariotos. Estrutura e caracterização de genes. Manipulação genética de microrganismos. Transcriptoma e análise de expressão gênica. RNAs não-codificadores e regulação. Interação patógeno-hospedeiro. Prospecção e análise de genes. Proteínas relacionadas a defesas em animais e plantas.

GENÔMICA DE MICRORGANISMOS, PLANTAS E ANIMAIS

Mapeamento de genoma estrutural e funcional. Estrutura do genoma eucarioto e procarioto. Montagem de contigs. Análise de sequencias em bancos de dados e anotação. Disponibilização de dados genômicos.

LINHAS DE PESQUISA

BIOINFORMÁTICA APLICADA À GENÔMICA E PROTEÔMICA

Análise de sequencias biológicas. Montagem e Anotação de genomas e metagenomas. Transcriptômica e Identificação de variações genéticas. Árvore filogenética. Busca em bancos de dados. Construção de bases de dados biológicas. Bioinformática estrutural, Modelagem, Docking e Dinâmica Molecular. Predição de estrutura secundária e terciária de proteínas.

BIOTECNOLOGIA/NANOTECNOLOGIA APLICADA À SAÚDE HUMANA, ANIMAL, VEGETAL E MEIO AMBIENTE

Identificação de novas moléculas bioativas antimicrobianas, antitumorais, anti-envelhecimento, nanoestruturação de moléculas bioativas, caracterização de nanoestruturas biocompatíveis e biodegradáveis. Desenvolvimento de produtos/processos aplicados à saúde humana, animal, vegetal e ambiental.

EMPREENDEDORISMO, PROPRIEDADE INTELECTUAL E GESTÃO DE NEGÓCIOS EM BIOTECNOLOGIA

Como empreender em negócios em biotecnologia, Desafios para estruturar uma startup em biotecnologia, Gestão de Propriedade Intelectual. Legislação nacional e internacional. Busca de patentes em bases de dados nacionais e internacionais. Redação de patentes. Regulatório para produtos e processos em biotecnologia aplicada a saúde humana, animal, vegetal e ambiental.

INFRAESTRUTURA

Desde o início de seu funcionamento em 1999, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia está instalado no Campus da Pós-Graduação da Universidade Católica de Brasília, localizado no endereço SGAN 916 Módulo B, Asa Norte, Brasília-DF. Em 2003 foi inaugurado um prédio (Prédio João Paulo II) de três andares mais térreo dedicado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia. Este espaço tem aproximadamente 1.200m2. Além deste prédio, o Programa ocupa outros três locais onde estão o Laboratório de Bioinformática, Laboratório de Proteômica e o Laboratório de Sequenciamento de DNA (Sequenciamento de Sanger e o Sequenciamento com Plataformas de Alto Desempenho), perfazendo um total aproximado de 1400m2. Em 2012, com recursos próprios a Universidade Católica de Brasília investiu na adequação de espaço no Campus I em Taguatinga para receber o Laboratório de Bioensaios e Biotério. Os equipamentos para este laboratório foram adquiridos com recursos do Convênio CT-INFRA/FINEP/MCTI Infraestrutura de Pesquisa em Universidades Privadas 07/2010 no Projeto: “Consolidação das infraestruturas de bioensaios, escalonamento e bioinformática da Universidade Católica de Brasília”.

Ficou alguma dúvida?

Deixe seus dados e entraremos em contato.