SERVIÇO SOCIAL, JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS

Direitos humanos, justiça, ética e política: análise e perspectivas.

Para profissionais que querem atuar no Poder Judiciário, Ministério Público, Sistema Penitenciário, Sistema Socioeducativo e Conselhos de Direitos, entre outros. O curso tem o objetivo de integrar o eixo social e jurídico. Aqui você encontra todo o conteúdo para capacitar assistentes sociais ou profissionais que querem atuar no campo sociojurídico. Não perca tempo! A universidade que você confia com o curso que você procurava para conquistar seu lugar no mercado está a sua espera.

Profa. MSc. Moema Bragança Bittencourt

Profissionais de Serviço Social, Direito e áreas afins.

Câmpus I – QS 07, Lote 01, EPCT, Águas Claras.

Encontros Semanais. sexta (noite) e sábado (manhã/tarde).

Compreensão da formação sócio histórica do Estado democrática de direito moderno. Transformações do Estado no século XX e sistema capitalista na contemporaneidade. Serviço Social enquanto demanda do sistema capitalista e processo de desenvolvimento da profissão ao longo do século XX. Inserção da profissão nas instituições do Estado. Inserção da profissão no campo sócio-jurídico.

Evolução histórico-cultural dos direitos humanos no mundo e no Brasil. As dimensões de análise e aplicação dos direitos humanos. Ordem Pública, Segurança Pública e Direitos Humanos: os princípios constitucionais dos direitos e garantias fundamentais do cidadão. Os direitos individuais homogêneos, coletivos e transindividuais. Mecanismos, internacionais e nacionais, de proteção aos direitos humanos. Ética e cidadania: moral, valores, costumes e cultura; evolução no tempo e espaço e as implicações na área de segurança pública. A ética dos profissionais de segurança pública. As organizações e os profissionais de segurança pública como instrumentos de defesa, proteção e garantia dos direitos humanos. Á ética profissional e os pseudo-antagonismos frentes às questões dos direitos humanos. Direitos Humanos e Cidadania dos profissionais de segurança pública. O código de conduta da ONU para profissionais encarregados de fazer cumprir a lei. A polícia e o uso da força. Modelos teórico-práticos de uso da força adotado por organizações de segurança pública nacionais e internacionais: estudo comparativo.

Estado de bem-estar social. Conservadorismo e neoconservadorismo institucional. Moralização da pobreza e Serviço Social. Criminalização da pobreza enquanto expressões da questão social brasileira. Política social e sistema capitalista. Instituições sócias jurídicas e intervenção profissional.

Desenvolvimento do Estado Penal brasileiro. Ampliação do encarceramento humano e sua relação com o processo de redução do Estado Social brasileiro. Penalização das classes. Democracia e Justiça Social. Estado, instituições e conservadorismo. Desigualdade social. Intervenção profissional numa perspectiva de consagração dos direitos humanos. Atuação profissional do assistente social no campo sócio-jurídico. Aspectos pedagógicos da profissão e cidadania.

Estado democrático de direito. Serviço Social enquanto profissão do rol dos direitos humanos. Direitos humanos e questão social brasileira. Direitos Humanos e Globalização. Ética de direitos humanos. Estado de bem- estar social brasileiro e direitos humanos.

OBS.: Egressos de outras IES possuem desconto de 20% sobre o valor bruto da primeira mensalidade, a partir da segunda mensalidade o valor volta ao normal.

Confira nossa política de descontos.