Relações Governamentais e Diplomacia corporativa

Qualidade e foco na defesa de interesses, relações governamentais e diplomacia corporativa.

A Pós-graduação Lato Sensu em Relações Governamentais e Diplomacia corporativa da UCB é um curso antenado com as novas demandas do mercado político e econômico. Conta com um corpo docente formado pelos melhores profissionais da área pública e privada. A proposta pedagógica é centrada na combinação entre teoria e prática, seja nas atividades desenvolvidas em sala, seja nas atividades de campo. A aproximação com o mercado é outro diferencial da proposta da UCB, especialmente pela localização estratégica, podendo se relacionar com o governo, instituições, empresas, embaixadas e outros players relevantes. Além da construção teórica, o curso foca no desenvolvimento de competências e habilidades para desempenhar funções estratégicas na defesa de interesses e articulação da diplomacia corporativa em instituições públicas e privadas.

Prof. Msc. Camilla Sara Gonçalves Cunha

Profissionais de empresas de consultoria política, do setor/atividade de Relações Governamentais de empresas, indivíduos engajados no terceiro setor, políticos, jornalistas e servidores públicos.

Câmpus II – SGAN 916, Avenida W5, Asa Norte.

Encontros Semanais. Terças e quintas – Noturno.

Definição de Políticas Públicas. O processo de tomada decisão em políticas públicas. Análise de tomada de decisão. Inteligência Corporativa e Competitiva. Análise de Risco e Cenários Políticos. Negociações com o Governo em níveis Federal, Estadual e Municipal. O papel das Redes em Tomadas de Decisão. Pensamento Estratégico em Inteligência Política. Interação entre Política e Negócios.

Evolução histórica dos direitos humanos no mundo e no Brasil. As dimensões de análise e aplicação dos direitos humanos. Políticas públicas e os princípios constitucionais dos direitos e garantias fundamentais do cidadão. Os direitos individuais, coletivos e transindividuais. Mecanismos internacionais e nacionais de proteção aos direitos humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH). O papel das organizações internacionais e sociedade civil na promoção e proteção dos direitos humanos. Bioética, vulnerabilidade e direitos humanos. A promoção da cultura da paz pelos direitos humanos. Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos. Os direitos humanos e a violência.

Conceitos de Lobby e Advocacy. Fundamentos teóricos Lobby, Advocacy e tomada de decisão.  Inteligência Aplicada à prática de Advocacy. Conceito de Pressão. Mecanismos de Pressão. Grupos de Pressão e Tecnocracia. Coalizões de defesa de interesse. Mídia e Poder. Opinião Pública.

Relações Governamentais. As dinâmicas e estruturas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Os principais atores e relações entre cada um dos poderes da república. O Sistema Político Brasileiro. O Sistema Eleitoral Brasileiro – os Partidos Políticos. Os poderes da república e suas relações com atores privados. Relações Institucionais.

Fundamento teórico sobre Diplomacia Corporativa: Conceitos de base - Política Externa, Diplomacia, Teorias de RI e análise do capitalismo contemporâneo. Planejamento estratégico e ações de diplomacia corporativa. Teoria de Negociação aplicada à Diplomacia corporativa. Análise de Conjuntura.

OBS.: Egressos de outras IES possuem desconto de 20% sobre o valor bruto da primeira mensalidade, a partir da segunda mensalidade o valor volta ao normal.

Confira nossa política de descontos.