SERVIÇO SOCIAL, JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS

Direitos humanos, justiça, ética e política: análise e perspectivas.

Para profissionais que querem atuar no Poder Judiciário, Ministério Público, Sistema Penitenciário, Sistema Socioeducativo e Conselhos de Direitos, entre outros. O curso tem o objetivo de integrar o eixo social e jurídico. Aqui você encontra todo o conteúdo para capacitar assistentes sociais ou profissionais que querem atuar no campo sociojurídico. Não perca tempo! A universidade que você confia com o curso que você procurava para conquistar seu lugar no mercado está a sua espera.

Profa. MSc. Moema Bragança Bittencourt

Profissionais de Serviço Social, Direito e áreas afins.

Câmpus I – QS 07, Lote 01, EPCT, Águas Claras.

Encontros Semanais. sexta (noite) e sábado (manhã/tarde).

Compreensão da formação sócio histórica do Estado democrática de direito moderno. Transformações do Estado no século XX e sistema capitalista na contemporaneidade. Serviço Social enquanto demanda do sistema capitalista e processo de desenvolvimento da profissão ao longo do século XX. Inserção da profissão nas instituições do Estado. Inserção da profissão no campo sócio-jurídico.

Evolução histórica dos direitos humanos no mundo e no Brasil. As dimensões de análise e aplicação dos direitos humanos. Políticas públicas e os princípios constitucionais dos direitos e garantias fundamentais do cidadão. Os direitos individuais, coletivos e transindividuais. Mecanismos internacionais e nacionais de proteção aos direitos humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH). O papel das organizações internacionais e sociedade civil na promoção e proteção dos direitos humanos. Bioética, vulnerabilidade e direitos humanos. A promoção da cultura da paz pelos direitos humanos. Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos. Os direitos humanos e a violência.

Estado de bem-estar social. Conservadorismo e neoconservadorismo institucional. Moralização da pobreza e Serviço Social. Criminalização da pobreza enquanto expressões da questão social brasileira. Política social e sistema capitalista. Instituições sócias jurídicas e intervenção profissional.

Desenvolvimento do Estado Penal brasileiro. Ampliação do encarceramento humano e sua relação com o processo de redução do Estado Social brasileiro. Penalização das classes. Democracia e Justiça Social. Estado, instituições e conservadorismo. Desigualdade social. Intervenção profissional numa perspectiva de consagração dos direitos humanos. Atuação profissional do assistente social no campo sócio-jurídico. Aspectos pedagógicos da profissão e cidadania.

Estado democrático de direito. Serviço Social enquanto profissão do rol dos direitos humanos. Direitos humanos e questão social brasileira. Direitos Humanos e Globalização. Ética de direitos humanos. Estado de bem- estar social brasileiro e direitos humanos.