MBA EM GESTÃO E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Realizar e fortalecer a Gestão Educacional.

Sobre o curso

Aprenda a realizar e fortalecer a Gestão Educacional como princípio legal e formativo, sustentada em práticas e processos que conduzam ao trabalho coletivo e à participação nos processos decisórios dos espaços educacionais, além de dominar e implementar mecanismos e estratégias que favoreçam a realização da Gestão Educacional em função do Projeto Político-Pedagógico e a seleção de gestores e talentos. Fortaleça sua habilidade de participar ativamente nos processos de elaboração e implementação do planejamento educacional, num trabalho que assegure a participação efetiva de todos os atores envolvidos nos espaços educacionais. Ponha em prática os seus conhecimentos e esteja preparado para resolver os desafios mais complexos exigidos pelo mercado educacional. Invista na sua carreira! Faça Católica!

Coordenação

Prof. Dr. Renato de Oliveira Brito

Público Alvo

O curso se destina à formação continuada de professores da Educação Básica, especialistas e gestores educacionais (diretores, supervisores, coordenadores, técnicos) para o desempenho profissional competente e consciente no novo contexto das políticas públicas da educação.

Local e dias de aula

Câmpus II – SGAN 916, Avenida W5, Asa Norte.

Encontros quinzenais: sextas (noturno) e sábados (matutino e vespertino).

390h
MBA
12 meses
(61) 3356-9054
INSCREVA-SE

Programa do Curso

Carga Horária: 60h.

Modalidade: EAD

Ética na ciência e na pesquisa: aplicação prática, formulação e avaliação de teorias e pesquisas do ponto de vista ético. A questão da autoria e o problema do plágio. Ética e atuação profissional. 

60h.

Profissionalização da gestão e da docência. Dimensões da competência e níveis de complexidade: conhecimentos, habilidades e atitudes. Competências individuais (socioemocionais: intrapessoal e interpessoais) e organizacionais (formação de equipes de trabalho, negociação, comunicação, participação e demanda educativa, delegação, resolução de problemas, antecipação de cenários). Pressupostos, objetivos, etapas do modelo de gestão por competências. Propostas do modelo de gestão por competências, analisando as relações com o modelo de gestão por resultados. Planejamento do mapeamento de competências considerando o contexto organizacional. Desafios e estratégias para implementação do modelo de gestão por competências. Aplicação da gestão por competências nos processos de planejamento da força de trabalho, recrutamento e seleção de pessoas, capacitação e desenvolvimento profissional e gestão de desempenho. Experiências exitosas na implementação do modelo de gestão por competências em diferentes processos de gestão de pessoas em diferentes realidades internacionais.

Carga Horária: 60h.

Modalidade: EAD

Produção e consumo na sociedade contemporânea. Produção de projetos inovadores e criativos. Fundamentos dos processos de gestão em projetos. Fundamentos dos processos de gestão: planejamento e implementação de estratégias de negócio na economia criativa.

60.

Impacto das políticas educacionais e na formação de professores. Análise dos padrões de articulação e cooperação entre os atores e os arranjos institucionais que coordenam os sistemas sociais. Gestão de resultados. Performance medidas pela produtividade: estruturas de recompensas envolvendo o trabalho docente; indicadores de produção científica; mercados competitivos. Ecossistema instituições e desenvolvimento econômico. Bases regulatórias – estrutura de governança educacionais. Gestão de pessoas nas instituições educacionais.

60h.

O fenômeno da cibercultura e suas implicações nos processos de gestão e aprendizagem. Letramentos digitais. Características da sociedade mediada pelas tecnologias da comunicação e informação (TIC). Desafios da sociedade em rede, da sociedade da informação. Utilização de TIC na gestão educacional: fundamentos e paradigmas existentes na utilização destas tecnologias no processo educativo e sua articulação com o trabalho docente. Análise reflexiva e crítica dos avanços progressivos de tecnologias a serviço da gestão e do ensino e da aprendizagem virtual. Gestores Escolares: Responsabilidades na integração das tecnologias em contexto escolar. Práticas inovadoras com TIC nos espaços educacionais: sala de aula invertida, ensino personalizado, gameficação do ensino, design thinking.  Metodologias ativas para uma educação inovadora. Curadoria de conhecimentos com TIC. Ambientes online de aprendizagem (para profissionais da educação). Interfaces de comunicação online. Gestão de recursos de TIC, apresentando os diversos aspectos inerentes ao processo de organização e gestão de cursos, pessoas e aulas híbridas e online.

60h.

Estudo e análise da problemática atual do planejamento da gestão escolar e do processo ensino-aprendizagem. As diferentes concepções teóricas sobre o planejamento e o ato de planejar. A importância e necessidade do planejamento. Planejamento de curso, plano de unidade e de aula e a relação com o projeto pedagógico do curso e implicações na ação pedagógica. Avaliação em larga escala. Diagnóstico econômico educacional. Rankings internacionais. Planejamento e avaliação institucional. Autoavaliação institucional. Ferramentas de Planejamento e desenvolvimento institucional (PPP, PDI, PPC). Políticas e práticas de pesquisa na instituição educacional. Inovação tecnológica e de desenvolvimento artístico e cultural. Políticas de valorização da diversidade, do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural e ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial. Políticas institucionais voltadas ao desenvolvimento econômico e à responsabilidade social. Comunicação da instituição educacional com a comunidade externa e interna. Políticas de atendimento aos discentes, capacitação docente e técnico, formação continuada. Curadoria de documentos e distribuição de material didático.

60h.

Trabalho técnico e acadêmico: normas e regulamentação específica do curso. Sistematização do conhecimento como resultado do processo técnico e investigativo. Apresentação de resultados em produções técnicas e acadêmico-científicas.

A partir de 30% DE DESCONTO

Quem escolhe fazer uma das melhores Pós do Brasil tem
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Investimento

MENSALIDADE 2020 Desconto de Pontualidade (5%) Desconto Ex-Alunos (30%) Parcerias e Convênios (10%)
R$ 695,00 R$ 660,25 R$ 486,50 R$ 625,50

Conheça nossos diferenciais

A Universidade Católica de Brasília cresceu para atender às demandas e perspectivas dos mercados local, regional e nacional, buscando sempre apresentar um modelo pedagógico que garante a diferença em relação a outras instituições.

Flexibilidade

Você pode estudar algumas disciplinas do seu jeito e no seu tempo, sem a necessidade de se deslocar todos os dias para a Universidade.

Custo x Benefício

Os valores são acessíveis e competitivos com o mercado, além de serem adequados aos perfis de cada curso.

Marca reconhecida

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