ECONOMETRIA E MÉTODOS QUANTITATIVOS EM FINANÇAS

Demandas do cenário econômico-financeiro: aplicação de técnicas quantitativas.

Um curso que permite a aplicação de técnicas quantitativas e modelos econométricos a problemas econômico-financeiros reais. Aqui você aprende fazendo, treinando e aperfeiçoando modelos existentes e também desenvolvendo novos modelos, quando necessário. Garanta uma formação de qualidade com profissionais capacitados que vão dar todas as ferramentas para você se destacar no mercado e contribuir com a análise quantitativa nas decisões estratégicas das empresas.

Prof. MSc. ADOLFO DANI

Profissionais das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Ciências Exatas.

Câmpus II – SGAN 916, Avenida W5, Asa Norte.

Encontros Quinzenais. Sextas – Noturno e sábados – Matutino e Vespertino.

Modelos de escolha discreta. Modelos de dados censurados. Modelos de seleção Generalizada. Modelos para dados de painel. Problemas de identificação. Endogeneidade. Estimação por GMM. Estimador de Arellano-Bond. Séries Estacionárias e não Estacionárias. Testes de estacionariedade (raiz unitária). Modelos auto regressivo (AR). Modelos médias móveis (MA). Modelos ARIMA e AFIRMA. Sazonalidade em Séries Temporais. Metodologia de Box-Jenkins. Previsões usando modelos ARIMA. Análise de cointegração. Modelos VAR e VEC. Aplicações utilizando softwares econométricos: Stata, Eviews, GRETL, R e JMULTI.

Conceitos de métodos quantitativos e qualitativos, softwares de análises de dados (quantitativos e qualitativos), conceitos de estatística, coleta de dados (dados quantitativos e qualitativos), instrumentos de coleta de dados (entrevistas, questionários, observação etc.), espaço amostral e técnicas de amostragem, estatística descritiva, distribuição de frequência, medidas de posição e dispersão, medidas de assimetria e curtose, covariância e correlação, análise de regressão, testes de hipóteses, gráficos, tabelas, nuvem de palavras, análise bibliométrica e sociométrica, análise de conteúdos e análise de discurso.

Características dos dados financeiros. Métodos econométricos em finanças: modelos de volatilidade condicional, modelos não lineares para séries de tempo, modelo de fatores, modelos multivariados, modelos state-space. Modelos baseados em Cópulas e mudanças Markovianas. Análise de dados de alta frequência. Microestrutura de mercado: liquidez, bid-ask spread, fluxo de informações. Aplicações utilizando softwares econométricos: Matlab, R e OxMetrics.

Problemas de otimização: otimização não linear, otimização côncava, programação linear, programação quadrática, programação inteira, programação dinâmica. Aplicações numéricas. Simulações de Monte Carlo e bootstrap. Análise Macroeconômica usando Dynare. Aplicações utilizando softwares econométricos: Matlab, R, Stata e Eviews.

Derivativos financeiros: aplicações econométricas em opções, swap e ativos de renda fixa, Asset-backed securities, CDOs, derivativos de crédito, modelos de estrutura a termos. Mercado Futuros. O papel dos bancos na alocação de recursos. Bancos e a teoria do equilíbrio geral. Bancos e teoria dos Jogos. Modelagem, medida e hedging de risco operacional e sistêmico. Fragilidade financeira: Falta de liquidez e contágio. Corridas bancárias. Acordo de Basiléia. Mercado de crédito. Regulação Bancária. Aplicações utilizando softwares econométricos: Matlab, R, Stata e Eviews.

A partir de 30% DE DESCONTO

a partir de 30% de desconto (confira a tabela abaixo)

MENSALIDADE 2020                   Desconto de Pontualidade (5%) Desconto Ex-Alunos (30%) Parcerias e Convênios (10%)