DESIGN E PROTOTIPAGEM DE ESPAÇOS COMERCIAIS

Desenvolvimento de projetos para espaços cenográficos, comerciais e eventos.

Teoria aliada à prática e à construção do conhecimento, tendo como referência as principais escolas de Design e Arquitetura do mundo, como a SPD - Scuola Politecnica di Milão - e a AA - Architectural Association School of Architecture, de Londres. Um curso que vai proporcionar uma visão moderna e atual do mercado mundial. Venha adquirir fundamentos teóricos e aplicá-los na prática, com base no conteúdo oferecido no curso de um ano da SPD, que estimula em suas disciplinas um diálogo entre as atividades de Design de Produto, Design de Interiores e Arquitetura de Interiores. Prepare-se para ampliar seus conhecimentos e abrir novos horizontes no mercado.

Pós Graduação UCB: Convênio com a Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar – ABDEH. Associados terão 10% na mensalidade em nossos cursos de Lato Sensu.

Prof. Thiago Pacheco Turchi

O público alvo do curso são os profissionais de Arquitetura, Design de Interiores, Design de Produto, Publicidade e Engenharia que tenham interesse em uma formação continuada em técnicas de representação e fabricação digital voltadas para o desenvolvimento de projeto de interiores comerciais, espaços cenográficos, stands comerciais e eventos.

Câmpus I – QS 07, Lote 01, EPCT, Águas Claras.

Encontros Quinzenais. Sextas – Noturno e sábados – Matutino e Vespertino.

Domínio de técnicas e processos utilizados para o desenvolvimento, documentação, apresentação e prototipagem de pequenos objetos ornamentais ou utilitários presentes em espaços comerciais. Estudo e aplicação do desenho à mão livre como instrumento de concepção, representação e comunicação de uma ideia ou conceito. Desenvolvimento da criatividade a partir da expressão gráfica individual. Uso de ferramentas digitais de desenho bidimensional, modelagem tridimensional, editoração e tratamento de imagem. Introdução e experimentação de softwares de modelagem digital. Desenvolvimento de técnicas convencionais de prototipagem, modelagem de pequenos objetos, estudo de técnicas e materiais.

Natureza e importância do empreendedorismo. Criatividade, inovação e gestão. Habilidades e atitudes empreendedoras. Formação e atuação profissional diferenciada. Papel do empreendedorismo e responsabilidade social. Práticas empreendedoras e inovadoras.  Fundamentos de gestão de projetos. Introdução ao estudo de mercado, custos, receitas e viabilidade econômica. Metodologias de gerenciamento de projetos. Áreas do conhecimento e ferramentas de gestão de projetos.

Teoria e prática das ferramentas eletrônicas de modelagem e prototipagem no desenho e fabricação de mobiliário. Exploração e experimentação de materiais para confecção de modelos reduzidos e protótipos físicos. Desenvolvimento das habilidades práticas necessárias para a criação de maquetes, modelos tridimensionais e mobiliário, através da experimentação de técnicas de prototipagem e metodologias de produção convencionais como a marcenaria tradicional e o papel e inovadoras como o corte a laser e a impressão 3d por adição e subtração. Materiais construtivos e tecnologias de produção, com ênfase na percepção e na concepção de projeto em Design de Interiores. Noções históricas sobre o design de mobiliário e uso dos materiais. Teoria geral da cor: Aplicação dos princípios físicos, psicológicos, fisiológicos e sociais das cores em arquitetura e design.

Desenvolvimento e representação de projeto para espaços efêmeros: palcos, stand de vendas, exposições, eventos culturais e cenografia. Estudo dos elementos que formam o sistema de Branding, desde sua conceituação até seu projeto executivo. Elementos gráficos, tipográficos, sistema de cores, propriedades e aplicações relacionadas à identidade visual. Avaliação do contexto ambiental, social, cultural, econômico, ambiental. Programa de Necessidades, Pesquisa e definição do conceito, identidade visual e sinalização do espaço. Técnicas para representação e apresentação de projetos - desenvolvimento de maquetes e protótipos dos elementos construídos.

Desenvolvimento de projeto para espaços comerciais. Exercícios projetuais para vitrines, lojas, cafés, restaurantes, bares, spas e outros estabelecimentos comerciais. Princípios conceituais, teóricos e técnicos de design de interiores e mobiliário. Formação e atuação profissionais. Metodologia de projeto em design de interiores e mobiliário: etapas, instrumentos e níveis de aplicação. Pesquisa e definição do conceito para o projeto de interiores incluindo a identidade visual e sinalização do espaço. A computação gráfica e as novas tecnologias de representação, apresentação e avaliação dos espaços construídos: da concepção de projeto à pós-produção. Padronização de linguagens de expressão gráfica entre as diferentes mídias.