DESIGN DE NEGÓCIOS

Criatividade e empreendedorismo na implementação de negócios.

Sobre o curso

O Design aplicado aos negócios tem se provado cada vez mais eficaz como uma forte ferramenta estratégica de solução de problemas, principalmente, para a geração de insights e implementação de processos inovadores dentro das organizações. O design thinking, por exemplo, oferece aos negócios de sucesso uma perspectiva alinhada aos novos formatos econômicos, demonstrando ser imprescindível que empresas analisem rapidamente o que ocorre no mundo, bem como o que desejam mudar na mentalidade das pessoas e das culturas organizacionais. A novidade hoje é buscar a novidade. Basta olhar quantas startups emergem por aí e buscam atender nichos bem específicos: bicicletas grátis em programas junto aos bancos; bancos sem agências físicas; projetos sustentáveis; apps colaborativos e por aí vai. Tudo isso conectado aos conceitos de indústria e economia criativas. Sob essa perspectiva, o curso de Design de Negócios oferece uma sólida formação para atuar nesse mercado em constante transformação.

Coordenação

Prof. Msc. Leandro de Bessa Oliveira

Público Alvo

Profissionais com formação em diversas áreas de conhecimento, que estejam envolvidos ou pretendam se envolver em projetos empreendedores e que, para isso, necessitam desenvolver competências relacionadas à definição e à implementação de modelos de negócios para atuação em diferentes setores da economia. Profissionais com formação em áreas da economia criativa (comunicação, moda, produção cultural, audiovisual, tecnologia, design de produtos, design gráfico, design de interiores, entre outras) que precisam desenvolver competências técnicas de design de negócios para aplicarem em seus próprios projetos ou em iniciativas de seus clientes.

Local e dias de aula

Câmpus I – QS 07, Lote 01, EPCT, Águas Claras.

Encontros Quinzenais. Sextas – Noturno e sábados – Matutino e Vespertino.

390h
Especialização
12 meses
(61) 3356-9054
INSCREVA-SE

Programa do Curso

Carga Horária: 60h.

Modalidade: EAD

Ética na ciência e na pesquisa: aplicação prática, formulação e avaliação de teorias e pesquisas do ponto de vista ético. A questão da autoria e o problema do plágio. Ética e atuação profissional. 

60h.

Antropologia e estética do consumo.  Cultura como sistema de significação. Consumo como objeto da cultura. Consumo, comunicação, identificação e representação. Trocas simbólicas e o imaginário do consumo. Socialização, classificação e hierarquização através do consumo. Mídia e difusão do consumo. Consumo e mediação social. Aspectos da cultura brasileira e consumo. Inovação e economia criativa. Teorias da criatividade e do processo criativo. Transposição de registro de ideias. Cultura e economia criativa. Tendências e comportamento de mercado para criação de ideias inovadoras. A criatividade e o capital intelectual como recursos produtivos para desenvolver produtos, serviços ou negócios. Identidades e comportamentos. Etnografia e netnografia. Técnicas de pesquisa qualitativa: entrevistas, personas, mapa conceitual, mapa de empatia.

Carga Horária: 60h.

Modalidade: EAD

Produção e consumo na sociedade contemporânea. Produção de projetos inovadores e criativos. Fundamentos dos processos de gestão em projetos. Fundamentos dos processos de gestão: planejamento e implementação de estratégias de negócio na economia criativa.

60h.

Processos e metodologias de design: conceitos, técnicas e abordagens que caracterizam o Design como Design Thinking e Design de Serviços. Metodologias inovadoras em projetos em design. Propósito de design. Experiências: O designer como integrador de equipes multidisciplinares. Cognição do designer. Projeto e protótipos: definição do conceito de Projeto em Design. Análise de similares e síntese prospectiva. Geração de alternativas projetuais. Protótipo e meio de representação de ideias. Protótipos Imateriais: ideias e serviços. Modelos de implementação de negócios.

60h.

Estratégias organizacionais. Processo de formação da estratégia. Vantagens competitivas. Plano de negócios. Marketing Estratégico. Branding: Conceitos relacionados a construção e gestão de marcas. Metodologias de construção de marcas. Identidade de Marca. Proposta de valor. Promessa versus entrega.  Posicionamento. Arquitetura de Marca.

60h.

Experiência do Usuário: Conceitos e casos práticos de usabilidade. Design de interação e experiência do usuário (UX). Comportamento e as respostas das interações entre usuário e interfaces. Comunicação e tecnologias digitais: Big data mineração de dados. Tecnologias audiovisuais: ferramentas computacionais aplicadas a projetos de implementação e ações estratégicas organizacionais.

30h.

Trabalho técnico e acadêmico: normas e regulamentação específica do curso. Sistematização do conhecimento como resultado do processo técnico e investigativo. Apresentação de resultados em produções técnicas e acadêmico-científicas.

A partir de 30% DE DESCONTO

Quem escolhe fazer uma das melhores Pós do Brasil tem
a partir de 30% de desconto (confira a tabela abaixo)

Investimento

MENSALIDADE 2020                   Desconto de Pontualidade              (5%) Desconto Ex-Alunos (30%) Parcerias e Convênios (10%)
R$ 695,00 R$ 660,25 R$ 486,50 R$ 625,50

Conheça nossos diferenciais

A Universidade Católica de Brasília cresceu para atender às demandas e perspectivas dos mercados local, regional e nacional, buscando sempre apresentar um modelo pedagógico que garante a diferença em relação a outras instituições.

Flexibilidade

Você pode estudar algumas disciplinas do seu jeito e no seu tempo, sem a necessidade de se deslocar todos os dias para a Universidade.

Custo x Benefício

Os valores são acessíveis e competitivos com o mercado, além de serem adequados aos perfis de cada curso.

Marca reconhecida

Agregue valor à sua carreira profissional e tenha um certificado reconhecido em todo lugar.

Ficou alguma dúvida?

Deixe seus dados e entraremos em contato.