ARQUITETURA DE SISTEMAS DE SAÚDE

Foco: projetos para estabelecimentos assistenciais de saúde.

Se você busca a especialização na prestação de serviços de saúde, temos o curso que você procura. Aqui você se prepara para atuar no planejamento e no projeto dos recursos físicos e tecnológicos, seus componentes, suas relações com os usuários e atividades inerentes ao processo de prestação de serviços de saúde, incluindo os aspectos mais atuais relacionados à incorporação de tecnologias. É mais conhecimento para quem quer estar sempre um passo à frente no mercado.

Pós Graduação UCB: Convênio com a Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar – ABDEH. Associados terão 10% na mensalidade em nossos cursos de Lato Sensu.

Prof. MSc. Márcio Nascimento de Oliveira

Arquitetos e Engenheiros que tenham como objetivo se especializar para atuar na elaboração, supervisão, gestão, análise, manutenção ou execução de projetos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, em especial os profissionais liberais e os profissionais de instituições vinculadas à rede de serviços de saúde.

Câmpus Taguatinga.

Encontros na última semana de cada mês. Segundas a sextas – Vespertino e Noturno; e sábado – Matutino.

Conceito de saúde e doença. Determinantes do processo saúde/doença e sociedade. Economia política da saúde. Sistemas comparados de saúde. Organização do sistema de saúde no Brasil — evolução histórica. Histórico e situação atual do Sistema Único de Saúde - SUS, suas diretrizes e princípios gerais. Paradigmas atuais e modelos de gestão de estabelecimentos de saúde. Conceitos de produtor, consumidor/cliente e grau de satisfação: médico, hospital, fornecedores, usuários, pacientes/família. Acreditação hospitalar. Estudo de viabilidade e factibilidade do empreendimento. Organogramas administrativos. Estrutura administrativa matricial em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde.

Natureza e importância do empreendedorismo. Criatividade, inovação e gestão. Habilidades e atitudes empreendedoras. Formação e atuação profissional diferenciada. Papel do empreendedorismo e responsabilidade social. Práticas empreendedoras e inovadoras.  Fundamentos de gestão de projetos. Introdução ao estudo de mercado, custos, receitas e viabilidade econômica. Metodologias de gerenciamento de projetos. Áreas do conhecimento e ferramentas de gestão de projetos.

Instalações Prediais Ordinárias e Especiais em EAS. Processo de integração e controle da infraestrutura predial. Gerenciamento de resíduos em serviços de saúde. Conceitos e práticas de edifícios sustentáveis e eficiência energética. Manutenção e organização administrativa em EAS. Estruturação de um programa de manutenção. Terceirização de serviços. Contratação e fiscalização para reformas e construções.

Planificação e programação de ações e da rede física de saúde. Diagnóstico e modelos de planejamento de redes de saúde. Aspectos históricos da arquitetura de estabelecimentos assistenciais de saúde. Análise e Avaliação Pós-ocupação de serviços de saúde. Metodologia de planejamento e programação físico-funcional de estabelecimentos assistenciais de saúde.

Design baseado em evidências. Psicologia ambiental aplicada à Arquitetura Hospitalar. Expansibilidade, acessibilidade, flexibilidade, modularidade, humanização, setorização, zoneamento e implantação de serviços de saúde. Interface da infraestrutura com os equipamentos médico-hospitalares. Visitas técnicas a EAS selecionados e palestras com profissionais e docentes convidados. Elaboração do anteprojeto de um EAS completo.

A partir de 30% DE DESCONTO

a partir de 30% de desconto (confira a tabela abaixo)

MENSALIDADE 2020                   Desconto de Pontualidade              (5%) Desconto Ex-Alunos (30%) Parcerias e Convênios (10%)