O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Católica de Brasília (UCB), foi concebido a partir de pressupostos estruturantes das sociedades modernas, em especial da sociedade brasileira. O que se destaca é a crescente priorização de pesquisas e políticas educacionais com vistas à progressiva melhoria da qualidade requerida pelos diferentes processos de modernização em curso no país, cuja complexidade exige profissionais com visão programática, interdisciplinar e intersetorial.
O Programa de Pós-Graduação em Educação definiu a sua centralidade tendo presente as diversas instâncias da gestão educacional e os diversos sujeitos da educação, principalmente aqueles segmentos historicamente deixados à margem da história do país, como também os distintos processos e metodologias educacionais, com destaque para as tecnologias da comunicação; e os projetos e políticas de educação, inseridos na conjuntura das mudanças sociais, econômicas e políticas que se operam na atualidade, nos planos nacional e internacional.
Com nota 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação visa à formação de pesquisadores e de profissionais da educação. Os mestres e doutores formados podem seguir as carreiras de cientista pesquisador e/ou carreiras de magistério nos diferentes níveis, atuar em instituições sociais ou empresariais na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa em educação, na gestão educacional e na formulação e análise de políticas públicas, em nível executivo, de assessoramento ou de consultoria.
As áreas de concentração são dinamizadas por três linhas de pesquisa: Política, Gestão e Avaliação da Educação; Processo Educacional e Formação de Professores; Educação, Tecnologia e Comunicação.
Processo Educacional e Formação de Professores
Investigação e formação, por meio dos fundamentos da educação, de temáticas relacionadas com diferentes dimensões do processo de ensino e aprendizagem, da formação inicial e continuada de professores, de teorias e práticas pedagógicas nos diferentes níveis e modalidades da educação.
Política, Gestão e Avaliação da Educação
Investigação da formulação, implementação, gestão e avaliação de políticas, programas e projetos na área de educação, nos seus diferentes níveis e modalidades. Estudos dos contextos culturais e comunicacionais das políticas e da gestão educacional, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. Estudos comparativos entre sistemas nacionais e internacionais de educação.
Educação, Tecnologia e Comunicação
Articulação das relações entre juventude, tecnologia e comunicação no âmbito dos processos educativos em diversos contextos da sociedade, sejam eles ambientes escolares ou voltados à convivência humana. Temáticas relacionadas à inclusão educacional e social, aos protagonismos e às sociabilidades juvenis, à inovação social e às múltiplas aprendizagens viabilizadas pelas tecnologias educacionais, da comunicação e mídias, bem como às diversas expressões culturais, especialmente àquelas que cultivam culturas de paz.
O programa foi criado em 1994, começando suas atividades com o mestrado e, a partir de 2009, com o doutorado. Nesses 20 anos de atuação, formou-se 410 mestres e 15 doutores. Além dessa atuação específica, no Stricto Sensu houve um empenho no desenvolvimento de projetos de pesquisa, um envolvimento com o ensino graduado e com a extensão, no sentido de tornar o Programa uma referência no processo de ensino-aprendizagem e na responsabilidade social.
Em 2008, iniciou-se um trabalho de parceria interinstitucionais, principalmente, por meio da criação da Cátedra UNESCO: Educação, Juventude e Sociedade, e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul com o trabalho com Crianças e adolescentes em situação de risco psicossocial. Em 2009, iniciou-se uma parceria de pesquisa sobre formação de professores com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) no contexto do programa PROCAD da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Destaca-se, ainda, o processo de internacionalização do Programa, por meio da participação de uma rede de pesquisa, incluindo a Universidade do Minho (Portugal), Universidad Federico Vilarreal (Peru), University of Urbana, Champaign (USA) e Universidad del Valle (Colômbia), bem como pela participação do Fórum Internacional sobre Transdisciplinariedad y ecoformación en la práctica: Buscando la Innovación y Creatividad Docente. Também estão se desenvolvendo pesquisas na área de Pedagogia Social, em parceria com a Universidade de Siegen, Alemanha e Sanna Hyynänen, da Universidade de Tempere, Finlândia. Um trabalho intenso de internacionalização deu-se, ainda, com a Universidade de Alberta e de Ottawa, no Canadá, por meio de intercâmbio de professores e estudantes.
Docentes, matriz curricular e maiores informações
Confira em nosso portal a lista de docentes, matriz curricular, projetos de pesquisa, dissertações defendidas e outras informações sobre o programa.