NARRATIVA TRANSMÍDIA E STORYTELLING

Criação e produção para múltiplas tecnologias.

Sobre o curso

Da ideia até o desenvolvimento do projeto, do planejamento à execução. Todas as etapas do processo criativo sob o seu domínio. Conheça, planeje, execute e saiba como gerir projetos de conteúdos e narrativas digitais, inclusive em mídias e redes sociais. Aqui você adquire conteúdo para programar e gerenciar todas as fases de curadoria, realização e produção de textos digitais e peças audiovisuais. Desde a produção de narrativas e conteúdos até a elaboração de argumentos, roteiros, edição e distribuição. Chegou a hora de você ser o protagonista da sua carreira e entrar com segurança profissional na cena do mundo digital e em cena no mercado.

Coordenação

Prof. Dr. Alexandre Schirmer Kieling

Público Alvo

Profissionais e egressos que pretendem atuar na produção de conteúdos e/ou narrativas destinadas às múltiplas plataformas e a serviços de apoio ao ensino e ao desenvolvimento de aplicativos que incluam textos, especialmente audiovisual. A proposta procura aproximar as abordagens teóricas e a capacitação técnica com vistas à qualificação de novos profissionais da comunicação, da educação, da tecnologia, de todas as áreas que atuam no mundo digital. Também destinada à atualização de produtores e criadores de conteúdos digitais, especialmente audiovisuais.

Local e dias de aula

Câmpus I – QS 07, Lote 01, EPCT, Águas Claras.

Encontros Quinzenais. Sextas – Noturno e sábados – Matutino e Vespertino.

390h
Especialização
12 meses
(61) 3356-9054
INSCREVA-SE

Programa do Curso

60h.

Ética na ciência e na pesquisa: aplicação prática, formulação e avaliação de teorias e pesquisas do ponto de vista ético. A questão da autoria e o problema do plágio. Ética e atuação profissional. 

60h.

Características gerais das cadeias produtivas do audiovisual e seus processos de criação, financiabilidade, produção, distribuição e exibição. Visão sistêmica do setor na economia criativa. Noções de pesquisa e análise setorial, os estágios de uma produção, os modelos de financiabilidade e negócios. O papel de cada ator econômico na cadeia. A dinâmica da indústria setorial e do mercado na relação oferta-demanda. O contexto contemporâneo e dos cenários de horizonte.  Os novos formatos e as novas tecnologias de criação, circulação e consumo. Os impactos na produção dessa ambiência de convergência e multiplataforma.

60h.

Produção e consumo na sociedade contemporânea. Produção de projetos inovadores e criativos. Fundamentos dos processos de gestão em projetos. Fundamentos dos processos de gestão: planejamento e implementação de estratégias de negócio na economia criativa.

60h.

Os processos de comunicação em ambientes digitais. Noções de cibercultura, jornalismo digital, mídias sociais e sistema de distribuição e serviços por streaming.  Debate entre tecnologia e comportamento na dimensão da economia criativa envolvendo interatividade e multiplataforma a partir da configuração de novas demandas de consumo e modelos de valor, nichos e configurações de capital.  Introdução às construções narrativas transmídia, storytelling e seus usos nas diferentes áreas, especialmente na comunicação:  no jornalismo, na publicidade, nas relações públicas, no marketing e nos conteúdos ficcionais.

60h.

Criação e desenvolvimento de conteúdo para ambiente digital. Metodologia e prática de criação, planejamento, gestão e acompanhamento da execução e distribuição. Os Papeis e atividades de responsabilidade dos atores e equipe de produção. A construção de narrativas para ambientes multiplataforma e a otimização da produção de diversos produtos audiovisuais. O desenvolvimento de um projeto e seu argumento.

60h.

Os conceitos base das teorias narrativas – gêneros e formatos. A construção da história com a definição e desenvolvimento de personagens, das cenas, nos núcleos e tempos dramáticos.. Compreensão das escrituras narrativas do audiovisual. Criação e elaboração de argumentos, de roteiros, das estratégias de seleção de histórias. Os recursos analíticos de narrativas. A composição de planos: o enquadramento, a angulação os movimentos de câmera, a luz, a direção de arte, a direção de cena, a montagem, a engenharia e desenho de som. Noções de fotografia fílmica, direção de produção e produção executiva. Aplicação em mídias e plataformas digitais dos processos de construção narrativa.

30h.

Trabalho técnico e acadêmico: normas e regulamentação específica do curso. Sistematização do conhecimento como resultado do processo técnico e investigativo. Apresentação de resultados em produções técnicas e acadêmico-científicas.

20% DE DESCONTO

Quem escolhe fazer uma das melhores Pós do Brasil tem
20% de desconto (confira a tabela abaixo)

Investimento

Mensalidade Bruta Pontualidade (5%)  Parcerias e Convênios (10%)  Ex-Alunos (20%) 
R$ 638,68 R$ 606,75 R$ 574,81 R$ 510,94
OBS.: Egressos de outras IES possuem desconto de 20% sobre o valor bruto da primeira mensalidade, a partir da segunda mensalidade o valor volta ao normal.

Confira nossa política de descontos.

Vídeo do Curso

Conheça nossos diferenciais

A Universidade Católica de Brasília cresceu para atender às demandas e perspectivas dos mercados local, regional e nacional, buscando sempre apresentar um modelo pedagógico que garante a diferença em relação a outras instituições.

Flexibilidade

Você pode estudar algumas disciplinas do seu jeito e no seu tempo, sem a necessidade de se deslocar todos os dias para a Universidade.

Custo x Benefício

Os valores são acessíveis e competitivos com o mercado, além de serem adequados aos perfis de cada curso.

Marca reconhecida

Agregue valor à sua carreira profissional e tenha um certificado reconhecido em todo lugar.

Ficou alguma dúvida?

Deixe seus dados e entraremos em contato.