MBA EM MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

Promover o formento à pesquisa nas áreas de finanças corporativas.

Prepare-se para encarar o mercado financeiro com muito mais conteúdo. Saiba como desenvolver análises econômico-financeiras de forma eficiente, tempestiva e prospectiva. Aqui você adquire uma base sólida sobre o Sistema Financeiro Nacional, e conhece toda a estrutura jurídica que dá forma e regula os mercados. Conhecimentos de economia, estatística, probabilidade e finanças. Tudo o que você precisa para enfrentar o mercado de trabalho com muito mais confiança.

Prof. Dr. Arthur Mesquita Camargo

Profissionais que atuam no mercado financeiro, seja ele de capitais, de crédito, cambial ou monetário. Como: analistas financeiros, contadores, engenheiros, consultores, economistas, administradores, professores de cursos de nível superior de instituições de ensino.

Câmpus Asa Norte. Terças e quintas - Noturno.

Recursos disponíveis no mercado financeiro. Mecanismos e as práticas existentes no mercado financeiro. Estrutura e Funcionamento do Sistema Financeiro Nacional. Órgãos Reguladores do Sistema Financeiro. Segmentação do Mercado Financeiro. Diferentes Taxas de Juros. Tipos de Indexadores. Principais Instrumentos de Captação. Instrumentos de Aplicação de Recursos. Os Mercados de Derivativos.

Conceitos de métodos quantitativos e qualitativos, softwares de análises de dados (quantitativos e qualitativos), conceitos de estatística, coleta de dados (dados quantitativos e qualitativos), instrumentos de coleta de dados (entrevistas, questionários, observação etc.), espaço amostral e técnicas de amostragem, estatística descritiva, distribuição de frequência, medidas de posição e dispersão, medidas de assimetria e curtose, covariância e correlação, análise de regressão, testes de hipóteses, gráficos, tabelas, nuvem de palavras, análise bibliométrica e sociométrica, análise de conteúdos e análise de discurso.

Conceito e Tipos de Ativos de Renda Fixa.  Títulos governamentais/ Mercados de Strips. Títulos corporativos. Medidas de retorno e Análise de preços. Bootstrapping. Estrutura a termo das taxas de juros: definição, teorias da estrutura a termo, modelos de ajuste (interpolação linear, cubic spline, Nelson-Siegel e Svensson), interpretação econômica dos movimentos. Duração e Convexidade. Títulos com garantias. Floating Rate Notes. Mortgage-Backed Securities. Negociações de títulos no Brasil: formação de preço e rentabilidade de títulos pré e pós-fixados.

Definição de derivativos. Importância dos derivativos. Mercado a termo. Mercado futuro. Mercado de opções. Mercado de swap. Derivativos padronizados e não-padronizados. Mercados organizados (bolsa) e OTC (balcão). Derivativos agropecuários. Derivativos financeiros. Derivativos de energia e climáticos. Contratos em aberto. Posição em derivativos. Liquidação física e financeira. Hedge. Alavancagem. Especulação. Arbitragem. Benefícios dos derivativos. Risco em derivativos. Aplicações.

Séries estacionárias. Séries não estacionárias. Medidas de dependência linear. Testes de estacionariedade (raiz unitária). Modelos autorregressivo (AR). Modelos média móveis (MA). Modelos ARIMA. Sazonalidade em séries temporais. Metodologia Box & Jenkins. Previsão de modelos ARIMA. Modelos GARCH para estimação. Modelos de volatilidade estocástica.

OBS.: Egressos de outras IES possuem desconto de 20% sobre o valor bruto da primeira mensalidade, a partir da segunda mensalidade o valor volta ao normal.

Confira nossa política de descontos.