O que você precisa saber antes de fazer Ciência da Computação

Por Por Eduarda Santos

Antes de decidir qual faculdade fazer, é importante pesquisar bastante. O objetivo dessa investigação é encontrar o curso que melhor se adapta à sua personalidade e interesses de carreira.

Se você já pensou em fazer uma faculdade de Ciência da Computação, por exemplo, não deve deixar de saber o que se estuda neste curso, qual o mercado de trabalho da área, entre outras questões. Para ajudá-lo, apresentamos algumas informações que você precisa saber antes de optar por essa graduação. Confira!

Diferença entre Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação

Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que estão no momento de decidir qual faculdade fazer e têm interesse pela área de Tecnologia da Informação. A área de Ciência da Computação é responsável pelo desenvolvimento de programas e softwares para diferentes plataformas como computadores, celulares e tablets.

Os profissionais de Engenharia da Computação, por outro lado, criam os hardwares, ou seja, as plataformas nas quais os programas são executados. A área de Sistemas de Informação, por sua vez, é responsável administrar os fluxos de informação em uma organização com foco no processamento, armazenamento e recuperação de dados.

Mercado de trabalho para Ciência da Computação

Antes de decidir fazer uma faculdade de Ciência da Computação, você também deve conhecer o mercado de trabalho. Assim, saberá em quais locais poderá trabalhar depois de formado.

Segundo a pesquisa The Network Skills in Latin America, a procura por profissionais de TI irá crescer nos próximos anos, o que representa uma grande oportunidade para o cientista da computação. Entre as áreas nas quais esse profissional pode trabalhar estão desenvolvimento de banco de dados, softwares e aplicativos, suporte a usuários e análise, planejamento e venda de sistemas, pesquisa, entre outras.

Disciplinas estudadas em Ciência da Computação

Outra informação importante que você deve saber antes de optar pelo bacharelado em Ciência da Computação é a grade curricular do curso. Afinal, ela deve conter as disciplinas necessárias para prepará-lo para o mercado de trabalho.

No curso de Ciência da Computação em Brasília da Universidade Católica, por exemplo, o aluno estuda matérias como Algoritmos de Programação, Sistemas Operacionais, Programação para Web, Programação de APP e Inteligência Artificial.

Importância de saber outros idiomas

Atualmente, saber outros idiomas é importante para se destacar em diversas carreiras e isso não é diferente para Ciência da Computação. No caso das áreas ligadas à Tecnologia da Informação, inclusive, ler em inglês tem se tornado fundamental para ter acesso às novidades do setor.

Isso acontece porque a maioria dos artigos e livros dessa área estão em língua inglesa. Sem falar nos manuais dos equipamentos. Por isso, se você deseja prestar vestibular para Ciência da Computação e se destacar na carreira, saiba que será preciso estudar outros idiomas.

Nesse post, você conheceu algumas das informações que deve saber antes de fazer uma faculdade de Ciência da Computação. O mercado de trabalho para a área tem grandes chances de crescimento e, portanto, é uma excelente oportunidade para quem interesse no setor de Tecnologia da Informação.

Quer saber mais? Então baixe o e-book Ciência da Computação e tire todas as suas dúvidas sobre a área!

Saiba mais: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UCB

Receba os melhores conteúdos no seu e-mail!