O que é Design Visual?

Por Por Eduarda Santos

O Design vem se consolidando cada vez mais no mercado. Atualmente, caminha para uma gama de profissões, entre elas a de Designer Visual. Você já pensou em atuar na área e quer saber mais sobre a profissão? Entenda o que é o Design Visual e como se preparar para ser um designer de destaque!

Design Gráfico x Design Visual

1-design-grafico-design-visual-1

O Design Gráfico é uma forma de comunicar um conceito e uma ideia através de técnicas formais. Por essa via, uma marca, informação ou propaganda é comunicada a partir de textos e imagens, com o objetivo de inspirar emoções e respostas do público-alvo.

Já o Design Visual engloba o Design Gráfico, porém está mais ligado à comunicação visual. Para isso, utiliza de elementos visuais, como signos, fotografias, desenhos, gráficos, vídeos, entre outros, para comunicar e representar valores, posicionamento e diferenciais de uma empresa ou organização.

Em linhas gerais, o Design Visual utiliza não somente elementos visuais, mas um processo criativo e sistematizado, que envolve desde planejamento e pesquisa até definição de possíveis soluções, prototipação e, por fim, produção.

Os fundamentos do Design Visual

O Design Visual é uma linguagem visual, e aprendê-lo não é diferente de aprender uma nova linguagem de programação ou idioma. A identidade visual consiste no entendimento da composição de objetos e cores, fundamentos básicos no trabalho de um profissional da área.

São esses fundamentos que permitem que o designer consiga expressar suas decisões visuais feitas para comunicar o propósito do design. Isso porque os softwares e a estética podem não ser suficientes para trazer resultados a seus clientes. Ou seja, o profissional consegue defender seus projetos baseado em conceitos e fundamentos que estejam alinhados com os objetivos do projeto e proponham soluções para os problemas.

O que se estuda em Design Visual?

A graduação em Design Visual tem o objetivo de capacitar o aluno para atuar do planejamento à concepção de projetos gráficos e de produtos. Ao longo do curso, o aluno tem contato com disciplinas como desenho técnico, estudo das cores, ergonomia, protótipos, ilustração, modelagem 3D, fotografia, marketing, processos gráficos, dentre outras.

O perfil do profissional

Primeiramente, é preciso ter conhecimentos básicos em desenho e arte, além de bastante afinidade com tecnologia. Afinal, as principais ferramentas de trabalho são softwares e programas. Um bom designer visual também exibe características como dedicação, atenção a detalhes e inovação, estando sempre a par de novidades e técnicas diferenciadas.

Se sua paixão é criar e desenhar, o Design Visual pode ser a escolha certa para você!  Conheça mais sobre a graduação em Design Visual da Universidade Católica de Brasília.

Tags: Design Visual