leia

Gastrônomo ou gastrólogo? Conheça as diferenças dos dois profissionais

Por Cristiane Silva

Ser bom de cozinha (e de garfo) é só o primeiro passo para se dar bem em Gastronomia. Aposto que você, vestibulando que está pensando em optar pelo curso, já se confundiu com dois termos que fazem parte desse universo de ingredientes e panelas: quem faz Gastronomia é Gastrônomo ou Gastrólogo? Agora complicou, né? Então, acompanhe nosso texto e saiba a diferença.

Regulamentação

No Brasil não há uma lei que regulamente a formação em Gastronomia, ou seja, não existe  um padrão estabelecido sobre o conteúdo passado nas capacitações acadêmicas, aulas ou da profissão em si. Dessa forma, no mercado de trabalho, não há muitas diferenças na atuação do gastrônomo e do gastrólogo

Academia

No entanto, há diferenças no que se refere à formação acadêmica. Enquanto o gastrólogo é formado em Gastronomia, o gastrônomo pode ser alguém ligado ao ramo gastronômico e à culinária, mas sem graduação na área

Quer se tornar um gastrônomo, ou gastrólogo? Então baixe esse e-book e fique por dentro da profissão! 

Faça o download gratuito do e-book!

Os dois profissionais podem trabalhar elaborando cardápios em restaurantes, selecionando ingredientes, como chef de cozinha ou, ainda, auxiliar do chef. Ambos também são capazes de indicar bebidas que harmonizem bem com cada prato, acompanhar a preparação deles e organizar o trabalho dos funcionários da cozinha, garantindo o bom empratamento.

Ufa! Deu para entender a diferença? Você acha que está mais para gastrônomo ou gastrólogo? Vai ou não investir no curso de Gastronomia? Conte para gente!

 

Tags: Gastronomia

Receba os melhores conteúdos no seu e-mail!