Educação Física: a saúde mental também é um tema fundamental

Por Cristiane Silva

É de conhecimento geral que existe uma crescente preocupação com o bem-estar social, emocional e mental, principalmente entre crianças e jovens. Problemas de saúde mental podem afetar qualquer pessoa, sendo as formas mais comuns ansiedade, depressão, distúrbios de ansiedade fóbica e transtornos obsessivo-compulsivos. Mas será que o esporte pode ajudar a combater esses transtornos? Siga em frente e saiba como a  Educação Física e saúde mental podem ser grandes aliadas.

Cenário

Precisamos estar cientes das crianças e jovens que são vulneráveis ​​ao sofrimento causado por problemas mentais e garantir a criação de condições e sistemas de apoio corretos para combater essa situação cada vez mais comum e preocupante. Não existem soluções rápidas, mas sabemos que, em um ambiente escolar, a importância de fornecer um currículo rico, amplo, profundo e empolgante não deve ser subestimada.

Educação Física, esporte e atividade física regular fazem parte de um currículo amplo, rico e emocionante. Proporciona às crianças e jovens a oportunidade de se expressar fisicamente, desafiar a si mesmos e aos outros, experimentar diferentes ambientes e atividades, trabalhar juntos e liberar energia que ajuda a aliviar o estresse e reduzir os níveis de ansiedade.

Há pesquisas importantes sobre os benefícios da atividade física. A Royal College of Psychiatrists, principal organização profissional de psiquiatras do Reino Unido, é clara sobre a relação positiva entre atividade física e melhoria da saúde mental. O exercício tem efeito sobre certas substâncias químicas no cérebro, como dopamina e serotonina. As células cerebrais usam esses produtos químicos para se comunicar, de modo que afetam o humor e pensamento de forma positiva. Ao criar um ambiente positivo e colocar a Educação Física, o esporte e a atividade física regular no centro da vida escolar, estamos apoiando e ajudando a melhorar a saúde e o bem-estar de crianças e jovens, não apenas agora, mas no futuro.

Você já tinha pensado em Educação Física e saúde mental sob esse viés? Conte para gente o que achou e se o esporte fez diferença na sua vida escolar. Conheça mais sobre a carreira e suas possibilidades aqui.

Quer estudar Educação Física? Baixe nosso e-book gratuito e saiba como escolher a melhor Universidade para você.

Faça o download gratuito do e-book!

Tags: Educação Física

Receba os melhores conteúdos no seu e-mail!