leia

Educação Física fora da escola: 5 opções em alta para profissionais da área

Por Cristiane Silva

Você sempre gostou de praticar esportes e deseja atuar na área, mas quer ir além da Educação Física das escolas? Saiba que, com a evolução da profissão, as opções de carreira para quem faz Bacharelado em Educação Física se tornaram muito mais amplas. Para que você fique por dentro dessas oportunidades, seguem 5 profissões que estão em alta. Confira:

1) Condicionamento Físico

Com o crescimento da busca por melhor qualidade de vida, o profissional que atua no condicionamento físico vem ganhando cada vez mais espaço no mercado da saúde e esporte. A função do personal trainer é desenvolver e prescrever programas de treinamento físico com objetivos específicos em relação à prática. 

Ele pode atuar em academias ou como profissional autônomo, orientando atividades físicas ao ar livre (parques ou praças, por exemplo), em residências, no local de trabalho ou até mesmo montando grupos de alunos para aulas coletivas.

2) Esportes e Performance

Esse profissional atua na preparação física de atletas, tanto individual quanto coletivamente, e em diferentes modalidades esportivas. Seu objetivo é otimizar o desempenho esportivo, promovendo condicionamento físico do atleta em disputas. O esporte de alto rendimento prima pela competição, pela superação de limites e de adversários, sendo que uma das suas principais metas é a vitória.  

3) Reabilitação Física

Cada vez mais as organizações da Saúde reconhecem a importância da atividade física orientada como forma de prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares e metabólicas. Nessa área, o profissional de Educação Física pode atuar em hospitais e clínicas de reabilitação e tem o papel de auxiliar na recuperação de pacientes com algum tipo de lesão ou que tenham realizado uma cirurgia recentemente. 

4) Lazer e Recreação

Os Profissionais de Educação Física têm papel fundamental no segmento de Lazer e Recreação, atuando como animadores culturais, agentes culturais, instrutores, recreadores e monitores. Aqui, sua função é operacionalizar atividades de lazer e elaborar, planejar e executar programas recreativos. Esse segmento oferece ao profissional muitas oportunidades de atuação em hotéis, pousadas, spas, resorts, ecoturismo, parques temáticos, cruzeiros e clubes de esportes e lazer.

5) Gestão

Em Gestão de Educação Física, o profissional é o responsável técnico pelo gerenciamento das atividades e práticas de exercícios oferecidas em estabelecimentos esportivos ou ligados à busca por um estilo de vida mais saudável, como clubes, centros esportivos, empresas, na administração pública ou em outros espaços para Educação Física e Esporte.  

Quer saber mais sobre o curso? Conheça o Bacharelado em Educação Física da Universidade Católica de Brasília!

 

Tags: Educação Física

Receba os melhores conteúdos no seu e-mail!