leia

Profissão Jornalismo: o que faz um Editor-Chefe?

Por Cristiane Silva

O Jornalismo precisa de profissionais organizados em hierarquias para funcionar bem. Entre as funções existentes em uma redação temos: repórter, revisor, redator, editor de fotografia, editor de arte, diagramador, editor e editor-chefe. 

Mas qual é a função do Editor-Chefe, o cargo mais alto em uma redação?

Esse profissional é o responsável pela elaboração de cronogramas de produção e pela leitura final e avaliação editorial de textos. Também fica a seu encargo a aprovação de pautas e, no caso de mídias impressas, das páginas a serem impressas, já com posicionamento de fotos, artes e textos.

O Editor-Chefe coordena o trabalho dos outros editores, dá aval a novas contratações, convida autores a participar da publicação e seleciona textos de veículos estrangeiros para serem traduzidos e publicados. Sua atuação também é fundamental quando mudanças de projeto gráfico são implementadas, participando do projeto de uma nova cara para o jornal, revista ou site onde trabalha.

Eventualmente, esse profissional pode escrever textos especiais, em geral de fôlego e mais analíticos ou artigos de opinião, já que o Editor-Chefe fala em nome do veículo que comanda.

O Editor-Chefe é sempre um jornalista experiente, com passagens pela reportagem ou fechamento. Quem alcança o posto normalmente já atuou como correspondente, ganhou prêmios e/ou se destacou entre seus pares.

Quer saber tudo sobre Jornalismo? Baixe esse ebook que produzimos para você e conheça tudo sobre o curso e a profissão!

Faça o download gratuito do e-book!

 

Tags: Jornalismo

Receba os melhores conteúdos no seu e-mail!